Alexandre de Moraes foi surpreendido ontem (22) ao chegar à Faculdade de Direito da USP, na cidade de São Paulo, para ministrar suas aulas (ele também é professor, além de Ministro do STF).
Seus alunos estenderam uma faixa pedindo a descriminalização das drogas, matéria que deve ser votada amanhã (24) pela suprema corte. As informações são da jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S. Paulo.
Fixada à lousa da sala de aula, uma faixa verde com quatro metros de extensão trazia a palavra de ordem “descriminaliza, STF”. O caso está parado na mais alta corte do país desde 2015, e Moraes é um dos magistrados que ainda têm que dar o seu voto.
De acordo com a reportagem de Mônica, a retirada da faixa foi solicitada pelos seguranças de Moraes, mas no fim das contas o cartaz seguiu na lousa, e o ministro conduziu a aula de “Controle de Constitucionalidade” para os alunos do quinto ano de Direito.
Seminários foram apresentados no período, e um dos estudantes chegou a mencionar diretamente o caso pautado pelo Supremo durante a sua exposição a Moraes.
Apesar do protesto, Moraes fez anotações na lousa e, em tom de piada, perguntou se os alunos estavam pedindo a ‘descriminalização do Palmeiras’, já que a faixa foi confeccionada na cor verde.
O ministro ainda afirmou que não promoveria a sua retirada para não ser taxado como antidemocrático, embora já estivesse “acostumado” com isso. No intervalo das aulas, a faixa acabou sendo retirada pelo diretor da Faculdade de Direito.
Cobramos Alexandre de Moraes em sala de aula acerca da descriminalização das drogas, tema que será objeto de julgamento no STF na próxima quarta. A guerra às drogas é um instrumento de controle social e precisa acabar.
Fogo na bomba e paz nas quebradas! ❤️🔥🍀 pic.twitter.com/9x3vZnH7aH
— XI de Agosto | Direito USP (@xideagosto_usp) May 22, 2023