Alexandre de Moraes e André Mendonça discutem em sessão do STF

direitaonline



Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça tiveram um momento de discussão mais ríspida em sessão do Supremo Tribunal Federal nessa quinta-feira (9). O motivo da discórdia foi a proposta de Alexandre de Moraes que mantém a validade de votos proferidos por ministros que já se aposentaram quando o julgamento é reiniciado. Na prática, a decisão barra a participação de magistrados mais novatos (como é o caso de Mendonça e Nunes Marques) em julgamentos já iniciados. Clique aqui para ler mais.

O ministro André Mendonça argumentou que, uma vez que o julgamento foi reiniciado e foi dada oportunidade à defesa de se manifestar através da sustentação oral, a defesa precisa ter o direito de tentar convencer os ministros, e questionou: “que direito a parte tem, numa sustentação oral, de convencer o ministro, ou ministros, que se aposentou?”. Mendonça afirmou: “o jogo já começa com 2 a menos, um dos lados será favorecido no processo”. Ele ainda apontou que, nessas circunstâncias, “não há justiça nem segurança jurídica”, pois a parte é tolhida em seu direito de apresentar sua tese perante o Supremo Tribunal Federal, com o fim de convencer os ministros.

Já o ministro Alexandre de Moraes alegou que a sustentação oral feita pela defesa é uma mera liberalidade concedida pelos ministros. O voto de Moraes foi acompanhado pelos outros 9 ministros. Assista abaixo o momento de maior embate entre os ministros.

 

Assista abaixo ao embate completo (dos 3min.28s aos 7min.56s)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Presidente Bolsonaro encontra prefeitos de Orlando e Miami neste sábado (11), nos EUA

No último dia desta viagem aos Estados Unidos, para a Cúpula das Américas, o presidente Jair Bolsonaro cumpre agenda, neste sábado (11), em Orlando. Ele tem encontro com prefeitos, inaugura consulado e participa de encontro com a comunidade brasileira. Confira abaixo. E veja também: Alexandre de Moraes e André Mendonça […]