Alcolumbre ‘escala’ três senadores para debater redução de penas do ‘8 de Janeiro’

direitaonline

Uma articulação de peso envolvendo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), busca uma saída institucional para o impasse entre Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A informação foi revelada pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo, em reportagem exclusiva publicada nesta segunda-feira (29).

Conforme a colunista, Alcolumbre “escalou três colegas para trabalharem em uma proposta de lei para diminuir as penas dos envolvidos no 8 de janeiro”.

Os escolhidos foram os senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Sergio Moro (União-PR) e Alessandro Vieira (MDB-SE), todos com formação jurídica e histórico de atuação em temas penais.

A ideia, segundo Bela, é elaborar um texto em conjunto com a consultoria jurídica do Senado, com o objetivo de resolver o impasse com o STF. O projeto manteria “as punições severas para as lideranças da tentativa de golpe de Estado, o que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares que o auxiliavam”, como destaca a colunista.

Alcolumbre acredita que encontrar uma saída legislativa para o tema é essencial para destravar o Congresso. “O presidente do Senado tem defendido que é preciso encontrar uma solução sobre o impasse da anistia para que o Congresso não fique parado neste tema e avance para pautas consideradas prioritárias, como a agenda econômica”, relata Megale.

Segundo a reportagem, o senador tem dialogado diretamente com ministros do Supremo, como Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, para garantir que a proposta a ser apresentada esteja em conformidade com a Constituição. Um desses encontros ocorreu durante viagem a Roma, onde Alcolumbre e Barroso integraram a comitiva brasileira para o funeral do Papa Francisco.

O principal argumento levado aos magistrados, conforme apurou Bela, é de que uma saída legislativa é necessária para “pacificar a relação entre os poderes e virar a página”. E mais: Na bronca com emissora, Leonardo recusa convite para especial da Globo. Clique AQUI para ver. (Foto: Ag. Senado; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Venezuelanos asilados cobram Lula por situação crítica em embaixada da argentina em Caracas

Venezuelanos contrários ao regime de Nicolás Maduro que se encontram abrigados na embaixada da Argentina em Caracas enviaram uma carta a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (28), pedindo providências urgentes para que possam deixar o local com segurança. Os refugiados, ligados à campanha da opositora María Corina […]