Em uma das cerimônias religiosas mais simbólicas da Igreja Católica, líderes de diversos países se reuniram no Vaticano para acompanhar o início de um novo capítulo no comando da Santa Sé nesse domingo (18).
Representando o Brasil, o vice-presidente Geraldo Alckmin participou da celebração que marcou oficialmente o início do pontificado de Leão XIV, diante de milhares de fiéis e autoridades internacionais. Entre compromissos protocolares e encontros diplomáticos, gestos de cordialidade também marcaram a visita.
Durante a viagem oficial ao Vaticano, Alckmin (PSB) entregou uma camisa do Santos Futebol Clube como presente a Leão XIV. O gesto simbólico aconteceu no sábado (17), véspera da missa inaugural do pontífice americano, celebrada neste domingo (18) na Praça São Pedro, em Roma.
Em publicação nas redes sociais, Alckmin comentou a escolha do presente: “Afinal, o peixe é um símbolo cristão e um símbolo campeão!”, escreveu, fazendo alusão ao mascote do clube paulista e à sua ligação com os valores cristãos. Veja ao fim da reportagem.
O presente foi entregue ao arcebispo Paul Richard Gallagher, responsável pelas relações internacionais da Santa Sé, que ficou encarregado de repassar o item ao papa. “Por seu intermédio, entreguei uma camisa do Santos de presente à Sua Santidade”, afirmou Alckmin.
A visita faz parte da agenda oficial do vice-presidente como representante do governo brasileiro na cerimônia de início do pontificado de Leão XIV. Alckmin foi acompanhado da esposa, Lu Alckmin, e também se reuniu com cardeais brasileiros presentes no Vaticano.
Durante o evento, que contou com a presença de dezenas de líderes mundiais, incluindo o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, a presidente do Peru, Dina Boluarte, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, Alckmin teve um rápido encontro com o papa após a celebração. Na ocasião, entregou pessoalmente um convite para que Leão XIV participe da COP30, marcada para novembro de 2025 em Belém, no Pará.
A missa solene, que marcou o início oficial do pontificado, atraiu milhares de fiéis e delegações estrangeiras. Em sua primeira homilia como papa, Leão XIV destacou a necessidade de unidade e reconciliação no mundo contemporâneo.
“Esta é a hora do amor”, declarou o pontífice. “Como afirmou Santo Agostinho, a Igreja é composta por todos aqueles que estão em harmonia com seus irmãos e que amam o próximo. Irmãos e irmãs, eu gostaria que esse fosse o nosso primeiro grande desejo: uma Igreja unida, sinal de unidade e comunhão, que se torne fermento para um mundo reconciliado.”
O papa também fez um apelo contra divisões e injustiças sociais: “Ainda vemos em nosso tempo muita discórdia, muitas feridas causadas pelo ódio, pela violência, pelo preconceito, pelo medo do diferente e por um paradigma econômico que explora os recursos da terra e marginaliza os mais pobres. Queremos ser, no meio dessa massa, o pequeno fermento da unidade, da comunhão, da fraternidade.”. E mais: Robô bate recorde do cubo mágico e entra para o Guinness. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fontes: Ansa; Veja; Estadão)
É com grande honra que visito o Vaticano para representar o Presidente @lulaoficial na cerimônia de posse do Papa Leão XIV, amanhã. Hoje, tive a oportunidade de me encontrar com nossos estimados cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, que cuida das relações… pic.twitter.com/PtQTca3mSV
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) May 17, 2025