Acabou o amor? Defensores de Lula, como os artistas Mateus Solano, Thiago Lacerda e Sérgio Marone, divulgaram um vídeo expressando sua desilusão com os primeiros 100 dias do governo petista, especialmente em relação à política socioambiental. “Acabou o clima”, declaram.
Os depoimentos, que contam com a participação de Fe Cortez, Wagner Andrade, Larissa Maciel e Aline Matulja, têm cerca de 2 minutos de duração.
No vídeo, é destacado que o Congresso Nacional busca ‘destruir as políticas socioambientais’ no Brasil, citando a aprovação do Marco Temporal na Câmara, o enfraquecimento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, além do desmantelamento da Lei da Mata Atlântica.
Segundo o grupo, Lula foi eleito prometendo ser defensor do meio ambiente, mas agora é necessário que a população pressione o petista para que ele cumpra suas promessas e honre o voto recebido. Uma petição está sendo elaborada para ser entregue a Lula neste mês.
Mateus Solano compartilhou o vídeo em suas redes sociais, afirmando que é preciso ‘unir forças’ e aumentar a pressão em favor das políticas ambientais.
Além dos mencionados, outros artistas como Caetano Veloso, Gal Costa, Arnaldo Antunes, Mart’nália, Alinne Moraes, Cláudia Abreu, Zezé Polessa e Bruno Garcia também participaram do movimento. Assista abaixo!
Ver essa foto no Instagram
Leia a íntegra do texto:
“Acabou o clima. Sabe quando você acha que o pior já passou, que aquele mal estar ficou lá atrás?
Pois é, só que aí de repente o tempo vira. A gente elegeu este governo porque foram 4 anos dando ré na história. Usaram a política para deixar a boiada passar, enquanto as queimadas, o desmatamento, a destruição da fauna e da flora e o massacre dos povos indígenas tomaram conta das nossas florestas. A gente elegeu este governo porque ele se pintou de verde, dizendo pro Brasil e pro Mundo que a natureza é nosso maior patrimônio.
E que a floresta em pé tiraria de vez o nosso país do mapa da fome, mas depois de 100 dias de governo… Acabou o clima. O Congresso Nacional quer destruir as políticas socioambientais no Brasil. Marco Temporal aprovado na Câmara. Desmonte da Lei da Mata Atlântica, além do enfraquecimento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.
Um verdadeiro pacote da destruição. São medidas que afetam todos nós. E, principalmente, revogam demarcações dos povos indígenas, sacrificando a vida dos verdadeiros guardiões da floresta. Uma mudança que vai devastar de vez nossos ecossistemas.
Alterando, radicalmente, o regime das chuvas, colocando em risco tanto o agronegócio, quanto a produção de alimentos do pequeno agricultor. E aí eu te pergunto: como é que a gente vai acabar com a fome se a gente não tem nem clima para botar comida no prato? Ainda dá tempo. O presidente da República pode impedir esse desastre. Por isso, vamos pressionar o Lula para que ele faça a coisa certa e honre o nosso voto.
Assine agora a petição que será entregue diretamente ao presidente durante este mês que celebramos o meio ambiente. Porque só assim a gente, realmente, vai ter clima para poder comemorar. Vamos juntos”.