Lula se manifesta sobre sanção dos EUA a ministros

direitaonline

Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou neste sábado (19) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para tratar do desgaste nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, após a revogação dos vistos americanos de ministros do Supremo Tribunal Federal. O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada, entre o fim da manhã e o início da tarde.

Em comunicado oficial, o Palácio do Planalto classificou como “inaceitável” a decisão tomada pelo governo de Donald Trump. Lula prestou apoio aos membros do STF e afirmou que a medida foi “arbitrária e completamente sem fundamento”.

O chefe do Executivo também destacou que “nenhum tipo de intimidação ou ameaça” será capaz de abalar “a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”.

Ainda neste sábado (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu informações sobre uma possível reação econômica ao aumento das tarifas de importação anunciado pelos EUA.

“O governo brasileiro não cogita essa medida”, afirmou Haddad ao Broadcast, da Agência Estado, ao ser questionado sobre restrições a remessas de dividendos para os Estados Unidos. A declaração foi reforçada em nota publicada pelo Ministério da Fazenda na rede X (antigo Twitter).

A negativa do ministro desmonta especulações que vinham circulando nos bastidores do Planalto como resposta ao tarifaço de 50% sobre mercadorias brasileiras, previsto para entrar em vigor em 1º de agosto.

Para integrantes da equipe econômica, retaliar empresas norte-americanas seria um equívoco, já que o aumento das tarifas é visto como um movimento político pessoal do presidente Trump.

 

Ajude o Direita Online! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Eduardo Bolsonaro mais próximo da residência permanente nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou a conversão imediata do visto temporário de Eduardo Bolsonaro e de sua família em residência permanente nos EUA, segundo informou a emissora Fox News. A medida foi tomada logo após o senador norte-americano Marco Rubio anunciar o cancelamento dos vistos de entrada […]