Durante uma cerimônia no Palácio do Itamaraty, nesta quarta-feira (9), a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, reagiu com a expressão “cadê meus vira-latas” após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser questionado por jornalistas sobre as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito do Brasil.
A fala aconteceu enquanto Lula, Janja e ministros se despediam do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, que está em visita oficial ao país.
Trump, que está à frente do governo norte-americano, afirmou em evento com líderes da África Ocidental na Casa Branca que o Brasil tem adotado uma postura desfavorável aos interesses dos EUA. “O Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom”, declarou.
O republicano também anunciou que pretende divulgar novas tarifas contra produtos brasileiros até esta quinta-feira (10). “Vamos divulgar um dado sobre o Brasil, acredito, no final desta tarde ou amanhã de manhã”, afirmou.
Lula preferiu não se pronunciar quando foi abordado pela imprensa logo após um almoço com o presidente indonésio.
Em nota, a assessoria da primeira-dama esclareceu que o comentário “esses vira-latas” não foi direcionado aos profissionais da imprensa, mas sim a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Janja, esses grupos estariam agindo de forma contrária aos interesses nacionais. (Foto: EBC; Fontes: Poder360; Folha de SP)
Cadê meus vira-latas?! Que nível de primeira dama… Aguardem 🇧🇷🇺🇸 pic.twitter.com/XTsf65pqay
— Gilson Machado Filho (@GilsonMachado22) July 9, 2025