O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite dessa terça-feira (8) uma nova mensagem em sua rede social, a Truth Social, reforçando sua defesa ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL). Em tom enfático, escreveu:
“Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”, ao repostar uma publicação anterior feita na segunda-feira (7), na qual já havia se manifestado contra o processo judicial que Bolsonaro enfrenta no Brasil.
Bolsonaro está atualmente inelegível por decisão do TSE e responde a uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em uma suposta ‘tentativa de golpe’ nas eleições de 2022.
Trump comparou a situação do aliado brasileiro com a sua própria experiência política: “Isso não é nada mais nada menos do que um ataque a um oponente político — algo que eu conheço muito bem! Aconteceu comigo, dez vezes pior”, disse.
E completou: “O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei acompanhando muito de perto a caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores.”
Em sua primeira publicação sobre o tema, Trump já havia defendido que o único julgamento válido seria nas urnas: “O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelo voto do povo brasileiro. Isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz.”
Também ontem, Luiz Inácio Lula da Silva rejeitou qualquer tipo de ‘interferência externa’: “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano.”
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também reagiu, afirmando que Trump não tem ‘legitimidade’ para opinar sobre decisões da Justiça brasileira. (Foto: Casa Branca; Fonte: Folha de SP)
E mais:
Navio de guerra da Marinha do Brasil será usado para campeonato de game
Câmara cria 200 novos cargos no STF: custo inicial de R$ 7,8 milhões