Trump defende Bolsonaro e chama julgamento do STF de ‘caça às bruxas’

direitaonline

Em sua manifestação mais contundente em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro desde que retornou ao comando da Casa Branca, Donald Trump utilizou suas redes sociais para acusar autoridades brasileiras de promoverem uma “perseguição política” contra o líder da direita brasileira.

O republicano, que tem mantido contato com líderes conservadores de diversos países, disse que a situação vivida por Bolsonaro é semelhante à que ele próprio enfrentou nos Estados Unidos.

“O Brasil está agindo de forma terrível no tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu observei, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo POVO. Conheci Jair Bolsonaro, e ele era um líder forte, que realmente amava seu país – além disso, um negociador muito duro no comércio. Sua eleição foi muito acirrada e, agora, ele está liderando as pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político”, escreveu Trump em sua conta na Truth Social.

Em seguida, o presidente americano fez uma comparação com suas próprias experiências: “Algo que eu sei muito sobre isso! Isso aconteceu comigo, 10 vezes, e agora nosso país é o ‘MAIS QUENTE’ do mundo! O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei acompanhando de perto a Caça às Bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil – isso se chama Eleição.”

E encerrou sua publicação com um apelo direto: “DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!”.

De acordo com o UOL, para interlocutores do Itamaraty a declaração foi vista como um alerta sobre o tipo de pressão que poderá ocorrer caso o desfecho judicial de Bolsonaro desagrade o governo dos EUA.

Já em setores do Palácio do Planalto, o gesto de Trump foi interpretado como uma sinalização de possível interferência direta dos EUA na eleição presidencial de 2026, especialmente se Bolsonaro confirmar sua candidatura e manter protagonismo nas pesquisas.

O episódio reforça o clima de tensão entre os dois países, em um momento em que o cenário eleitoral brasileiro começa a ganhar novos contornos. (Foto: EBC; Fonte: UOL)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Botafogo anuncia filho de Ancelotti como treinador

O Botafogo tem um novo comandante. Davide Ancelotti, filho do técnico Carlo Ancelotti, aceitou a proposta do clube carioca e será o novo treinador da equipe alvinegra. O acerto foi firmado neste domingo (7) e o profissional de 35 anos deve desembarcar no Rio de Janeiro nos próximos dias, com […]