Em sua chegada a Buenos Aires nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um breve e cerimonial encontro com o presidente argentino Javier Milei, durante a cúpula do Mercosul.
A ocasião marca a transição da presidência rotativa do bloco sul-americano, atualmente nas mãos da Argentina, para o Brasil, que assume o comando até o fim deste ano.
Lula desembarcou na capital argentina ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com quem participou da recepção oficial dos chefes de Estado presentes na reunião. Na chegada, Milei cumprimentou rapidamente o presidente brasileiro. Os dois trocaram poucas palavras e participaram da tradicional fotografia oficial do evento.
Mesmo com o clima diplomático, o histórico de tensões entre Lula e Milei permanece como pano de fundo. O chefe do Executivo argentino já classificou o petista como “corrupto” em declarações anteriores e, até hoje, reafirma que mantém o que disse.
Durante o período em que estará à frente do Mercosul, o governo brasileiro pretende avançar em tratativas comerciais importantes, com destaque para o acordo com a União Europeia, cuja negociação se arrasta há anos. (Foto: presidência da Argentina; Fonte: Metrópoles)
Lula e Milei pic.twitter.com/wB61Kx08kK
— Sam Pancher (@SamPancher) July 3, 2025
AO VIVO: Lula e Milei participam da Cúpula do Mercosul em Buenos Aires, nesta quinta-feira (3). Após o encontro, o presidente Lula embarca direto para o Rio de Janeiro, onde começa a preparação para a reunião do BRICS.
➡ Assista na #GloboNews : https://t.co/quWpjtlRmU… pic.twitter.com/YQeCjftRRb
— GloboNews (@GloboNews) July 3, 2025