Conta de luz vai subir em São Paulo a partir desta semana

direitaonline

A partir desta sexta-feira (4), as tarifas de energia elétrica ficarão mais caras para os consumidores atendidos pela Enel Distribuição São Paulo, que opera na capital e região metropolitana.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de 13,94%, com percentuais diferenciados entre os grupos de consumo.

Os clientes de Alta Tensão — que incluem grandes empresas, indústrias e shoppings — sofrerão um aumento de 15,77%. Já os consumidores conectados em Baixa Tensão, como residências e pequenos estabelecimentos comerciais, terão um reajuste de 13,47% em suas faturas.

Segundo a Aneel, a alta nos valores se deve, principalmente, a fatores externos ao controle da distribuidora, como encargos setoriais, compra de energia e custos de transmissão, além de tributos federais e estaduais. Esses componentes são definidos por legislações específicas e impactam diretamente a composição final da conta de luz.

Do total reajustado, 6,44% correspondem ao aumento dos encargos setoriais e 7,97% são resultado da retirada de componentes financeiros temporários utilizados no reajuste anterior.

A agência reforçou que a Enel SP não tem autonomia para definir as tarifas cobradas aos consumidores. “As tarifas são reguladas pela Aneel com base em critérios legais e técnicos. Grande parte da conta é composta por valores destinados à geração, transmissão, impostos e encargos”, explicou o órgão regulador.

Com aproximadamente 8 milhões de clientes, a Enel São Paulo é uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil, com receita anual estimada em R$ 22 bilhões.

Além do reajuste, a Aneel também decidiu manter a bandeira tarifária vermelha patamar 1, o que significa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. (Foto: EBC; Fontes: Metrópoles; Folha de SP)

Link para compra na imagem

Campos Neto inicia trajetória no Nubank

Nikolas diz que não foi convidado para relatar CPMI do INSS, mas analisaria proposta

Cade recomenda punição à Apple por práticas anticompetitivas no Brasil

Perguntar ao ChatGPT

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo do RS prorroga inscrições para o MEI Calamidades

O governo do Rio Grande do Sul decidiu estender mais uma vez o prazo de inscrição para a segunda etapa do MEI RS Calamidades, programa criado para apoiar microempreendedores individuais que sofreram prejuízos com as enchentes que devastaram o estado em 2024. A nova data-limite para adesão é 31 de […]