Volvo XC60 se torna o modelo mais vendido da marca na história

direitaonline

O Volvo XC60 alcançou um marco histórico: ultrapassou o lendário sedã 240 e tornou-se o automóvel mais vendido da fabricante sueca. Desde seu lançamento em 2008, o SUV médio acumulou mais de 2,7 milhões de unidades comercializadas globalmente, deixando para trás o modelo que foi produzido por mais de três décadas.

Apresentado pela primeira vez ao público durante o Salão de Genebra, o XC60 foi desenvolvido quando a Volvo ainda estava sob o comando da Ford, o que permitiu o compartilhamento de componentes com modelos da Land Rover, como o Freelander.

A primeira geração foi montada na fábrica de Ghent, na Bélgica, utilizando a plataforma P3. No Brasil, chegou em 2009 com motor 3.0 turbo de 285 cv, tração nas quatro rodas e três configurações: Comfort, Dynamic e Top — com preços a partir de R$ 138.500.

Marcando presença como um dos pioneiros em segurança, o XC60 foi o primeiro carro no país a oferecer frenagem autônoma de emergência em velocidades reduzidas. “City Safety”, como foi batizado o sistema, hoje se popularizou e está presente até em veículos compactos. Além disso, o modelo foi também o primeiro da marca a ser produzido fora da Europa, com a expansão de sua montagem para a China, acompanhando o crescimento da demanda no continente asiático.

Na linha 2026, o XC60 recebeu aprimoramentos no design: nova grade frontal, para-choque redesenhado e lanternas traseiras escurecidas reforçam o estilo escandinavo refinado. Internamente, as mudanças foram ainda mais expressivas.

O sistema multimídia agora conta com integração total ao Google, funcionando sobre a moderna plataforma Snapdragon Cockpit. A tela central cresceu para 11,2 polegadas, oferecendo melhor resolução, enquanto o console foi atualizado com porta-copos redesenhados e um novo carregador por indução.

Sob o capô, o conjunto híbrido une um motor a gasolina 2.0 turbo ao propulsor elétrico traseiro, entregando 462 cv e torque de 72,3 mkgf.

A bateria tem 18,8 kWh de capacidade e o câmbio automático de oito velocidades distribui a força pelas quatro rodas. No mercado brasileiro, o XC60 é vendido em quatro versões híbridas plug-in, com preços entre R$ 459.950 (T8 Plus) e R$ 539.850 (T8 Polestar). (Foto: divulgação; Fonte: Estadão)

Curso online
‘Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa’
Preço promocional

Link para saber mais na imagem!

Governo autoriza ‘IA’ para localizar desaparecidos e recapturar detentos

Uber e Loggi firmam parceria e desafiam Correios

Letreiro gigante ameaça cair de arranha-céu em Milão e mobiliza autoridades

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Revista americana aponta perda de influência de Lula no Brasil e no cenário internacional

Em reportagem publicada nesse domingo (29), a revista britânica The Economist traçou um panorama crítico da atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que ele não apenas enfrenta queda de popularidade no Brasil, como também perde relevância no cenário global. O texto acusa Lula de adotar uma […]