O Papa Francisco prestou homenagem ao seu antecessor, o ex-Papa Bento XVI , nesta quinta-feira (5), em um funeral com a presença de dezenas de milhares de enlutados na Praça de São Pedro.
O evento marcou a primeira ocasião nos tempos modernos em que um pontífice presidiu o funeral de seu predecessor – e o primeiro de alguém que renunciou. Bento XVI, o primeiro pontífice em quase 600 anos a renunciar ao cargo, em vez de ocupar o cargo vitalício, morreu aos 95 anos em 31 de dezembro em um mosteiro na Cidade do Vaticano.
🎥VÍDEO | O caixão do papa #BentoXVI é levado à Praça de São Pedro. Senhor, concedei-lhe o descanso eterno, e deixai brilhar sobre ele a luz perpétua. Que ele descanse em paz. Amém. pic.twitter.com/EFtF1Xrw0w
— ACI Digital (@acidigital) January 5, 2023
Cerca de 50.000 pessoas compareceram ao funeral na Praça de São Pedro, de acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em comparação com cerca de 1,1 milhão de pessoas no funeral do predecessor de Bento XVI, o papa João Paulo II. Havia 500.000 pessoas na Praça de São Pedro e arredores em 2005, e outras 600.000 que assistiram em telas de vídeo em outras partes de Roma.
O funeral de João Paulo II foi a maior reunião de chefes de Estado fora das Nações Unidas. As delegações incluíam nove monarcas, juntamente com 70 presidentes e primeiros-ministros.
Nos seis dias entre a morte de João Paulo II e seu funeral, cerca de 3 milhões de pessoas compareceram para prestar suas últimas homenagens. A cada hora, 21.000 pessoas passavam pela Basílica de São Pedro. A espera média para ver o papa era de 13 horas e, no máximo, a fila chegava a 3 milhas.
Dignitários e líderes religiosos se alinharam na praça na quinta-feira, que pode acomodar aproximadamente 60.000 pessoas, para a cerimônia.
A cerimônia foi semelhante à de um papa reinante, mas com algumas modificações. Bento foi nomeado papa emérito durante o funeral, e a linguagem de algumas orações foi diferente porque ele não era o papa reinante quando morreu.
Francisco começou a liderar a missa na manhã de hoje (5), durante a qual fez uma homilia por volta das 10h, horário local. Mais tarde, membros da multidão participaram de uma Comunhão.
🎥VÍDEO | Este foi o último adeus ao papa #BentoXVI na Praça de São Pedro. O Papa Francisco prestou-lhe uma homenagem e deu a bênção final do caixão no final da missa fúnebre no Vaticano. pic.twitter.com/QBxqq2U5fn
— ACI Digital (@acidigital) January 5, 2023
“O povo fiel de Deus, reunido aqui, agora acompanha e confia a ele a vida daquele que foi seu pastor”, disse Francisco ao fazer a homilia. “Como as mulheres junto ao túmulo, também nós viemos com o perfume da gratidão e o bálsamo da esperança, para mostrar-lhe mais uma vez o amor que não morre. Queremos fazer isso com a mesma sabedoria, ternura e devoção que ele nos concedeu ao longo dos anos. Juntos, queremos dizer: ‘Pai, nas tuas mãos entregamos o seu espírito’. “Bento, amigo fiel do Esposo, que sua alegria seja completa ao ouvir sua voz, agora e sempre”, acrescentou Francisco.
O caixão de Bento foi transportado pela Basílica e transferido para a cripta do Vaticano para o enterro, no primeiro túmulo de João Paulo II. O túmulo foi desocupado após o corpo de João Paulo II e os restos mortais foram transferidos para uma capela dentro da Basílica depois que ele se tornou santo.
🎥VÍDEO: Milhares de fiéis cantaram “Santo Subito!” enquanto a solene missa fúnebre do Papa Emérito Bento XVI estava chegando ao fim na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano. pic.twitter.com/i1qEV2gGpG
— ACI Digital (@acidigital) January 5, 2023
Enquanto o caixão de Bento XVI era levado para a Basílica de São Pedro, muitos membros da multidão podiam ser ouvidos cantando “Santo Súbito”, que é um chamado para que o Papa Emérito se torne santo imediatamente.
No momento do enterro durante o rito, foi colocada uma cinta ao redor do caixão com os selos da câmara apostólica, da casa pontifícia e das celebrações litúrgicas. O caixão de cipreste foi colocado dentro de um caixão de zinco soldado e lacrado, e posteriormente colocado dentro de um caixão de madeira, que foi enterrado, segundo Bruni.
Cerca de 200.000 pessoas em luto, incluindo a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o presidente Sergio Mattarella, prestaram homenagem ao ex-pontífice no início desta semana durante seu estado na Basílica de São Pedro.
A exibição pública de Bento XVI terminou na quarta-feira (4), antes de um rito religioso íntimo durante o qual itens como moedas e medalhas cunhadas durante seu mandato e um pergaminho sobre o pontificado foram colocados em seu caixão de cipreste lacrado antes do funeral.
Meloni prestou homenagem ao “teólogo iluminado” Papa Emérito Bento XVI em um tweet na quinta-feira. “Hoje na Basílica de São Pedro para dar um último adeus a Bento XVI, Papa Emérito. Teóloga iluminada que nos deixa um legado espiritual e intelectual de fé, confiança e esperança”, tuitou Meloni após o funeral, ao qual compareceu. “Temos a tarefa de preservá-la e honrá-la sempre e levar adiante seus preciosos ensinamentos”, acrescentou. O governo italiano anunciou anteriormente na quarta-feira que as bandeiras italianas e europeias estariam hasteadas a meio mastro em prédios públicos em toda a Itália na quinta-feira.