Na quinta-feira (27 de junho), o parque de diversões Beto Carrero World anunciou que desativará seu setor de zoológico, conhecido como “Mundo Animal”. Em uma publicação no Instagram, a empresa explicou que a decisão foi tomada após “um longo entendimento de que os animais necessitam de um ambiente mais próximo ao seu habitat natural”.
No comunicado de encerramento do zoológico, o parque destacou que o espaço “nasceu do profundo respeito e carinho que o saudoso Beto Carrero tinha pelos animais” e que a equipe sempre manteve “dedicação e compromisso com a preservação das espécies”. O vídeo institucional divulgado menciona que, ao longo dos anos, o parque foi se adaptando às novas exigências de bem-estar animal. Quando o parque foi inaugurado há 32 anos, as diretrizes sobre os direitos dos animais não eram tão rigorosas.
“O BCW (Beto Carrero World) apoia instituições sérias e reconhece a necessidade de repensar a relação com o meio ambiente e as espécies que nele habitam. Embora este capítulo do Mundo Animal esteja chegando ao fim, o amor e cuidado pelos animais permanecerão na essência e na história do parque”, afirmou a publicação.
Katia Cassaro, bióloga e coordenadora do Mundo Animal, explicou: “Nós não trabalhamos em um zoológico aqui; trabalhamos em um parque multitemático. Temos shows, brinquedos e muitas atrações que talvez não combinem com a manutenção dos animais. Essa questão vem sendo ponderada há muito tempo, e concluímos que esses animais não devem coexistir com as demais atrações”.
Ver essa foto no Instagram
O Beto Carrero World enfrentava críticas de ativistas dos direitos dos animais há anos por manter bichos selvagens em um ambiente considerado pelos grupos como ‘inadequado’.
Inaugurado em 1991, o parque começou como um circo, onde tigres, macacos, elefantes e leões faziam acrobacias e interagiam com Beto Carrero e outros artistas. Muitos dos animais do zoológico participavam das apresentações circenses, que deixaram de incluir animais a partir de 2008.
O parque afirmou ter parcerias com órgãos como o ICMBio e o Ibama, garantindo que os recintos dos animais estivessem alinhados aos códigos ambientais e protocolos internacionais. Além disso, o Beto Carrero World recebeu espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado e o tamanduá-bandeira, em operações colaborativas com o Ibama.
O ‘Beto Carrero World’ é um parque temático localizado no litoral norte do estado de Santa Catarina. Inaugurado em 28 de dezembro de 1991, pelo seu idealizador João Batista Sérgio Murad (1937-2008), artisticamente conhecido como Beto Carrero, o parque está implantado em uma propriedade com 14 quilômetros quadrados junto ao Kartódromo Internacional Beto Carrero e o Instituto Beto Carrero, havendo bastante espaço para expansões e novos empreendimentos.
Considerado o maior parque temático da América Latina em 2014, o Beto Carrero World foi considerado o 6° melhor parque de diversão do mundo por usuários do site TripAdvisor. Veja mais abaixo! (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Terra; Folha Vitória)