Astronauta da Apollo 8 morre em acidente de avião

direitaonline



O astronauta William Anders, membro da missão Apollo 8 de 1968, faleceu na sexta-feira, 8, aos 90 anos, em um acidente de avião na região de Seattle. Segundo seu filho, Anders pilotava sozinho quando o avião caiu nas águas próximas às Ilhas San Juan.

Anders foi o responsável por tirar a primeira imagem a cores da Terra vista do espaço, uma fotografia que impulsionou o movimento ambientalista global ao mostrar a fragilidade e isolamento do planeta. A foto foi feita em 1968, quando Anders, junto com os astronautas Frank Borman e Jim Lovell, se tornaram os primeiros a orbitar a Lua.

“Em 1968, durante a Apollo 8, Will Anders ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que um astronauta pode dar. Ele viajou até o limite da Lua e ajudou todos nós a ver algo mais: nós mesmos”, escreveu o administrador da NASA, Bill Nelson, no X (antigo Twitter).

Enquanto a espaçonave estava em rotação, Anders capturou a icônica fotografia “Earthrise”, mostrando a vista da Terra a partir da Lua. A imagem permitiu que o planeta fosse visto de uma grande distância pela primeira vez.

“Quando a Terra apareceu acima do horizonte lunar, fiquei realmente impressionado com o quão delicada e colorida ela era”, afirmou Anders em uma entrevista em 2018. Ele contou que começou a fotografar após 25 horas de voo e que acreditava ter uma chance em três de não sobreviver à missão Apollo 8.

“Bill Anders mudou para sempre a nossa perspectiva do nosso planeta e de nós próprios com a sua famosa fotografia do nascer da Terra na Apollo 8. Inspirou a mim e a gerações de astronautas e exploradores. Os meus pensamentos estão com a família e amigos”, escreveu o senador do Arizona e astronauta aposentado da NASA, Mark Kelly, no X. A NASA também mantém uma página com biografia e foto de seu astronauta. Clique AQUI para acessar.

 

Anders nasceu em 17 de outubro de 1933, em Hong Kong. Sua família se mudou para os Estados Unidos quando ele ainda era criança. Em 1955, ele se formou em Ciências pela Academia Naval dos EUA e, no início da década de 1960, concluiu o mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea Americana.

Após seus estudos, Anders se tornou piloto de caça do Comando de Defesa Aérea dos Estados Unidos. Em 1964, ele entrou na NASA como astronauta. Dois anos depois, foi selecionado como piloto reserva da missão Gemini XI e, mais tarde, como piloto reserva da missão Apollo 11, na qual os humanos pisaram na Lua pela primeira vez em 1969.

Na década de 1970, Anders serviu como embaixador dos Estados Unidos na Noruega. Ele teve quatro filhos e duas filhas.

O acidente ocorreu na manhã de sexta-feira (horário local), quando o avião que Anders pilotava caiu. Segundo a Associação Federal de Aviação americana, apenas o piloto estava a bordo do avião Beech A45. As autoridades estão investigando o acidente.

A contribuição de Anders à exploração espacial é imensa. Sua famosa fotografia “Earthrise”, tirada durante a missão Apollo 8, alterou para sempre nossa percepção do planeta e inspirou movimentos ambientais globais. Suas realizações não só marcaram a história da NASA, mas também impactaram gerações de cientistas, astronautas e defensores do meio ambiente. (Foto: reprodução NASA; Fonte: Exame)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Empresário da Cosan detona Governo Lula: “querendo meter a mão, querendo taxar tudo”

Rubens Ometto, co-fundador e presidente do conselho de administração da Cosan, declarou neste sábado (8) que o governo federal está adotando medidas indiretas para aumentar a arrecadação, transferindo recursos do setor privado para um Estado que “nunca diminui de tamanho, apenas cresce”. (assista ao fim da reportagem) “Do jeito que […]