Um avião de transporte militar russo, modelo ‘Ilyushin-76’, caiu na região de Belgorod, na Rússia, na manhã desta quarta-feira (24), disse o Ministério da Defesa russo. O avião transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos, seis tripulantes e três escoltas. A Força Aeroespacial enviou um painel de inquérito para investigar o incidente.
“Em 24 de janeiro deste ano, um avião de transporte Ilyushin-76 caiu na região de Belgorod durante um voo programado por volta das 11h, horário de Moscou (8h GMT). Havia 65 prisioneiros de guerra ucranianos que estavam sendo transferidos para a região de Belgorod para um período de intercâmbio e três escoltas a bordo”, disse o Ministério da Defesa da Rússia.
Anteriormente, o governador da região de Belgorod disse em seu canal Telegram que o incidente ocorreu no distrito de Korocha. Ele não deu mais detalhes. Uma equipe de investigadores e funcionários do Ministério de Emergência estão trabalhando no local do acidente.
Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia e é alvo frequente de ataques. Em dezembro, um ataque com mísseis atribuído à Ucrânia deixou 25 mortos.
O Estado-Maior da Ucrânia confirmou o ataque ao avião, informou a agência Ansa. O órgão alegou que a aeronave carrega mísseis para bases de onde a Rússia costuma atacar Kharkiv. A Rússia classificou o ataque como um ‘ato bárbaro’ e alegou que estavam prisioneiros ucranianos no avião e não mísseis.
Segundo o presidente do comitê de defesa do parlamento russo, Andrey Kartapolov, a aeronave foi atingida por três mísseis de defesa aérea de um tipo fornecido à Ucrânia por aliados ocidentais.
Os dois países costumam trocar prisioneiros de guerra. “A liderança ucraniana estava bem ciente da troca iminente e foi informada sobre como os prisioneiros seriam entregues”, afirmou Kartapolov em discurso no parlamento. Um vídeo amador que circula nas redes sociais flagrou o momento da queda da aeronave. Assista abaixo!
#URGENTE Vídeo mostrando o momento exato em que o avião russo com quase 80 militares ucranainos capturados abordo cai em #Belgorod.
O Il-76 foi “abatido por três mísseis Patriot ou IRIS-T”
Esse pode ser o pior caso de fogo amigo pic.twitter.com/mjPRoWpPHQ
— Informações mundiais e militares (@Ricardo_1934) January 24, 2024