O ex-presidente Donald Trump faturou as primárias do Partido Republicano em New Hampshire, nessa terça-feira (23) à noite, derrotando Nikki Haley e consolidando ainda mais seu domínio sobre o partido adversário de Joe Biden.
A sua vitória nas primárias – oito dias depois da sua vitória dominante nas prévias do Iowa – acelera a marcha de Trump para uma terceira nomeação presidencial consecutiva do Partido Republicano.
A sua campanha tem como objectivo encerrar as primárias mais cedo, com vitórias esmagadoras nos estados com votação antecipada e, em seguida, garantir efectivamente a nomeação em meados de Março.
Trump lançou a sua tentativa de recuperar a Casa Branca em novembro de 2022, com o objetivo de se tornar apenas o segundo comandante-chefe a vencer dois mandatos não consecutivos.
Até a conclusão desta reportagem, Trump havia obtido 11 delegados, enquanto Nikki, oito. No total (já contando com a última vitória), Donald Trump soma 31; Nikki Haley: 16; Ron DeSantis (que já desistiu): 9; Vivek Ramaswamy (que já desistiu): 3.
Longe de terminar
Nikki Haley parabenizou Donald Trump por sua projetada vitória nas primárias republicanas de New Hampshire na terça-feira, mas disse que permanecerá na disputa. “Quero felicitar Donald Trump pela sua vitória esta noite. Ele mereceu-a, e quero reconhecer isso”, disse o antigo governador da Carolina do Sul em New Hampshire, pouco depois de a CNN EUA ter projetado que Trump sairia vencedor na primeira eleição.
Mas Haley disse que a disputa republicana está “longe de terminar”, com muitos estados ainda sem votar, enquanto ela espera ansiosamente por seu estado natal, a Carolina do Sul, que sediará suas primárias republicanas em 24 de fevereiro. “Tenho novidades para todos eles: New Hampshire é o primeiro do país. Não é o último do país”, disse Haley, recebendo aplausos de seus apoiadores.
A equipe de Trump pede a Nikki Haley que abandone a corrida republicana de 2024 após a vitória do ex-presidente nas primárias de New Hampshire. “É hora de unidade, é hora de levar a luta aos democratas, e para Nikki Haley: é hora de desistir”, disse Taylor Budowich, em comunicado.
“Nikki Haley disse que está concorrendo para impedir a reeleição de Harris-Biden. No entanto, sem um caminho viável para a vitória, cada dia que ela permanece nesta corrida é mais um dia que ela entrega à campanha Harris-Biden”, acrescentou Budowich.
Nas redes sociais, Trump compartilhou postagem em que mostra pesquisas eleitorais nos Estados Unidos comparando sua candidatura a de Nikki ao enfrentar Joe Biden.
Ver essa foto no Instagram
Enquanto isso, Mark Harris, diretor executivo da campanha de Nikki, disse à CNN dos EUA que a campanha está “na Carolina do Sul” e planeja gastar milhões em anúncios, correspondência e muito mais. “A luta apenas começou”, disse Harris. “Trump lutou para obter 50% em dois estados.”.
Nikki Haley disse que Donald Trump terá “mais dificuldades” nas primárias republicanas em seu estado natal, a Carolina do Sul, no próximo mês, depois que o ex-presidente foi projetado para vencer a disputa de terça-feira em New Hampshire.
“Os eleitores da Carolina do Sul não querem uma coroação. Eles querem uma eleição, e vamos dar-lhes uma porque estamos apenas começando”, disse Haley, ex-governadora do estado de Palmetto, durante seu discurso na noite eleitoral em New Hampshire.
A campanha do presidente Joe Biden disse que o resultado das primárias republicanas de New Hampshire confirma que Donald Trump “quase garantiu” a nomeação do Partido Republicano para 2024.
“Os resultados desta noite confirmam que Donald Trump praticamente garantiu a nomeação do Partido Republicano, e que a campanha ‘negadora’ das eleições e anti-liberdade completou sua tomada do Partido Republicano”, disse a gerente de campanha de Biden, Julie Chavez Rodriguez, em um comunicado.
“Donald Trump está indo direto para uma disputa eleitoral geral, onde enfrentará a única pessoa que já o derrotou nas urnas: Joe Biden”, alertou Chávez Rodriguez. (Foto: reprodução redes sociais)