Tarcísio autoriza concessão de linhas da CPTM à iniciativa privada

direitaonline



O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), autorizou a licitação para transferir à iniciativa privada a operação e administração das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, além do Expresso Aeroporto, por um período de 25 anos.

A medida foi publicada no Diário Oficial em 14 de novembro e prevê que as empresas vencedoras realizem investimentos para modernizar e ampliar a infraestrutura de transporte ferroviário.



Modelo de concessão
A licitação seguirá o modelo de Parceria Público-Privada (PPP), no qual o estado pagará pelas operações, enquanto o vencedor será a empresa ou consórcio que oferecer o maior desconto ao governo. A Artesp, agência estadual de transportes, será responsável pela regulamentação e fiscalização das operações.



Entre as obrigações da futura concessionária, estão a prestação de serviços de qualidade, a proteção do meio ambiente e a apresentação de documentos e informações à Artesp e ao governo. Por outro lado, o estado será responsável por fiscalizar o serviço, revisar tarifas e atender às reclamações dos usuários.

Privatizações na gestão Tarcísio
Depois de privatizar a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e a Sabesp, a gestão Tarcísio de Freitas já concedeu as loterias estaduais e a construção e manutenção de 33 escolas para o setor privado.



Segundo o governo, a ideia é concentrar a participação do estado apenas nas áreas em que a gestão considera indispensável, como Saúde, Segurança Pública e Educação (no aspecto pedagógico).



“As parcerias com o setor privado contribuem para a redução da dívida pública e para o saneamento das finanças do estado, bem como permitem ampliar a expressão da capacidade empresarial na oferta de serviços e equipamentos públicos, mantidas as metas de governo e dentro dos princípios de eficiência, modicidade tarifária, regularidade, continuidade, atualidade, generalidade e segurança dos serviços”, diz o decreto que autoriza a licitação das linhas de trem. Veja mais abaixo! E mais: Braga Netto se manifesta após indiciamento da PF. Clique AQUI para ver (Foto: EBC; Fonte: G1)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

WhatsApp lança função desejada por milhões de usuários

O WhatsApp anunciou nessa quinta-feira (21) um novo recurso que permite transformar mensagens de áudio em texto, uma funcionalidade que promete trazer mais praticidade para quem não pode ouvir mensagens de voz no momento em que as recebe. Para ativar a transcrição, basta pressionar o áudio desejado e selecionar a […]