Sindicato de irmão de Lula suspende benefícios a aposentados após corte do INSS

direitaonline

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico — irmão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — comunicou que, a partir de 6 de junho, deixará de oferecer benefícios como auxílio funeral, distribuição gratuita de medicamentos em situações emergenciais e sorteios mensais de prêmios aos seus associados.

A entidade é uma das mencionadas na operação ‘Sem Desconto’, conduzida pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga descontos indevidos realizados em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

Em resposta às suspeitas de irregularidades, o INSS suspendeu todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com sindicatos e associações — inclusive os que não estão sob investigação — e interrompeu o repasse de mensalidades descontadas diretamente dos benefícios.

Apesar da crise financeira gerada pela paralisação dos repasses, o Sindnapi informou que mantém seus funcionários e, até o momento, não há previsão de demissões. A entidade segue oferecendo atendimento jurídico, hospedagem em colônias de férias e diversos cursos gratuitos, como aulas de inglês, violão e uso de smartphones.

Outras organizações representativas de aposentados também relatam dificuldades para continuar suas atividades, mesmo não sendo investigadas diretamente.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, declarou recentemente que não há data para a retomada dos descontos em folha e que qualquer eventual novo convênio será elaborado a partir do zero, com um processo revisado e mais rigoroso.

Em nota, o Sindnapi afirmou que “está fazendo todo o esforço para manter os serviços prestados aos associados”, mas que a suspensão dos descontos agrava as limitações financeiras. Segundo o sindicato, os benefícios que serão interrompidos estavam vinculados a parcerias com empresas terceirizadas, e não poderão ser mantidos apenas com recursos próprios.

Como saída, a entidade tem incentivado seus membros a atualizarem seus cadastros e passarem a efetuar o pagamento das contribuições por meio de boletos bancários.

O sindicato ainda reforçou ser favorável à adoção de sistemas mais seguros para confirmar novas filiações: “Sempre defendemos múltiplas formas de validação para assegurar que a autorização do associado seja legítima”, destacou a nota. E mais: Ranking aponta os 20 vinhos mais buscados até agora em 2025. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Freire Gomes disse que Exército não apoiaria Bolsonaro: “ele concordou e ficou por isso mesmo”

Em depoimento prestado nesta segunda-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, afirmou ter rejeitado qualquer possibilidade de envolvimento da instituição em iniciativas que violassem a Constituição Federal. Ele declarou que deixou claro ao então presidente Jair Bolsonaro que os militares não […]