Reportagem da Folha de SP revela que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um crescente descontentamento entre trabalhadores autônomos e pequenos empresários, intensificado pela polêmica envolvendo o Pix na última semana. Em resposta, uma nova campanha publicitária está sendo planejada, com foco em esclarecer dúvidas e reestabelecer a confiança desse público.
Segundo aliados de Lula ouvidos pela reportagem, o diálogo com esse segmento já era desafiador e se agravou nas últimas semanas, principalmente após o vídeo duríssimo de Nikolas Ferreira. Para conter os danos, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) solicitou, na última sexta-feira (17), às agências de publicidade contratadas pelo governo a criação de uma campanha informativa.
Embora o conceito ainda esteja em desenvolvimento, a Secom já indicou que a comunicação será direcionada especialmente aos empreendedores, grupo que se mostrou mais sensível às mudanças e às ‘fake news’, segundo o veículo.
Antes de assumir oficialmente a Secom, na última terça-feira, Sidônio Palmeira já havia solicitado a elaboração de uma campanha de esclarecimento sobre as regras de monitoramento de transações pelo Pix, implementadas pela Receita Federal. Um dia antes de sua posse, o ministério também requisitou às agências uma estratégia de resposta sobre o tema.
No entanto, após a decisão de revogar a medida, na quinta-feira (16), a Secom informou à agência Calia, responsável pela comunicação, que a campanha inicial seria cancelada. As agências foram orientadas a aguardar novas instruções.
A oposição, por sua vez, aproveitou a situação para criticar o governo, sugerindo que pequenos empreendedores poderiam ser prejudicados pela fiscalização da Receita Federal. Integrantes do Ministério da Fazenda tentaram reverter as críticas, apontando que o objetivo das mudanças era combater crimes e irregularidades, e não atingir pequenos comerciantes.
Apesar disso, as críticas ganharam força, especialmente após a divulgação do vídeo de dNikolas Ferreira (PL-MG). Agora, com a nova campanha em planejamento, o governo busca reverter a insatisfação e melhorar a comunicação com autônomos e pequenos empreendedores. E mais: IPVA 2025: saiba quanto pagará de imposto o dono do único Aston Martin Valour. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Folha de SP)