SP soma 305 queimadas no sábado (24)

direitaonline



São Paulo registrou neste sábado (24) 305 focos de queimadas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O número representa uma queda expressiva de 83% em relação aos 1.886 focos contabilizados na sexta-feira, quando o estado atingiu um recorde diário de incêndios. Mesmo com a redução, o cenário permanece alarmante.

Com os novos focos, o mês de agosto já acumula 3.480 queimadas em São Paulo, quase dez vezes mais do que o total registrado no mesmo mês em 2023, quando foram computados 352 incêndios.

Este valor também é 42% superior ao maior número já registrado em um único mês desde o início das medições do INPE, em 1998. Em agosto de 2010, que detinha o recorde anterior, foram contabilizados 2.444 focos, enquanto o mês atual já ultrapassa essa marca por mais de mil.

Apesar da queda acentuada no número de queimadas entre sexta-feira e sábado, o total registrado ainda é preocupante. O sábado marcou o terceiro maior número de focos em 24 horas neste mês de agosto, ficando atrás apenas dos dias 23 e 22, quando foram registrados 1.886 e 430 focos, respectivamente.

A seguir, o registro de queimadas por dia em agosto no estado de São Paulo:
• Dia 19: 24 focos
• Dia 20: 106 focos
• Dia 21: 82 focos
• Dia 22: 430 focos
• Dia 23: 1.886 focos
• Dia 24: 305 focos

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, a situação deve melhorar neste domingo, com alertas de risco de incêndio limitados a algumas regiões específicas do estado. No entanto, o órgão prevê que a situação volte a se agravar ao longo da semana, especialmente no norte de São Paulo, onde a emergência deve ser decretada em várias áreas.

Força-tarefa
Em resposta às queimadas, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou neste sábado (24) uma força-tarefa que vai contar com aeronaves das Forças Armadas para o combate aos incêndios que, desde quinta-feira (22), têm assolado áreas de vegetação e canaviais do interior de São Paulo. Assista seguir. (Foto: reprodução vídeo Globo; Fontes: UOL; G1)

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Fundador do Telegram é preso na França

Pavel Durov, fundador e presidente do Telegram, foi detido ontem à noite (24), imediatamente após pousar no aeroporto Le Bourget, em Paris. À espera na pista do empresário russo, que chegou do Azerbaijão no seu jacto privado na companhia de uma mulher e do seu guarda-costas, estavam agentes da Gendarmaria […]