Em visita a Portugal, Lula (PT) foi alvo de protesto realizado por ucranianos no primeiro dia de visita ao país europeu. Ele chegou por lá ontem (21), a convite do presidente Marcelo Rebelo e Sousa para as comemorações da ‘Revolução dos Cravos’. Deve ficar até dia 25, quando o partido conservador Chega promete um grande protesto contra o petista.
Agitando bandeiras e segurando fotografias da guerra, ucranianos se reuniram em frente à embaixada brasileira em Lisboa, nessa sexta-feira (21), para protestar contra comentários recentes do petista sobre a guerra na Ucrânia, em que responsabilizou, além da Rússia, o próprio país invadido, além da Europa e Estados Unidos (por fornecerem armas ao país de Zelensky).
Segundo reportagem da CNN Brasil, a refugiada ucraniana Yana Kolomiiets, que está em Portugal há quatro meses, participou do protesto em Lisboa, e disse ter se sentido “terrível” ao ouvir os comentários de Lula. “Isso me deixou tão chateado porque não sei como o presidente do Brasil pode apoiar Putin… esse assassino”, disse a jovem de 27 anos. Assista abaixo!