Primeira arquidiocese instituída por Leão XIV fica no Brasil

direitaonline

A diocese de São José do Rio Preto, no noroeste paulista, foi elevada à condição de arquidiocese nesta quinta-feira (22), por decisão do papa Leão XIV. A medida desmembra a nova arquidiocese da jurisdição de Ribeirão Preto e marca a primeira reestruturação eclesiástica mundial promovida pelo novo pontífice desde sua eleição, em 8 de maio. Com a mudança, Dom Antônio Emídio Vilar assume como arcebispo metropolitano da recém-criada arquidiocese.

Segundo boletim divulgado pelo Vaticano, o processo de criação começou ainda em 2010. “É a conclusão de um processo iniciado em 2010, quando os bispos pediram a criação da arquidiocese. É uma alegria ver que todo o processo, que foi encaminhado pelo papa Francisco, agora se concretiza pelo papa Leão XIV”, afirmou Dom Vilar.

A nova arquidiocese passa a coordenar pastoralmente as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, todas situadas na região norte do estado de São Paulo. A celebração de instalação oficial está marcada para 9 de julho, na Catedral de São José.

De acordo com o Código de Direito Canônico, as arquidioceses — ou províncias eclesiásticas — são responsáveis por fomentar ações pastorais conjuntas entre dioceses vizinhas. “Como cresce sempre o número de paróquias e dioceses, é urgente adequar algumas estruturas, para facilitar a ação pastoral entre os bispos. Isso inclui uma ajuda recíproca que, claro, já acontece na prática”, explicou o arcebispo recém-nomeado.

No dia 29 de junho, Dom Vilar terá seu primeiro encontro com o papa Leão XIV, em uma cerimônia no Vaticano, onde receberá o pálio — insígnia feita de lã branca, que representa o papel do arcebispo como pastor que carrega suas ovelhas. Ele usará a vestimenta durante a missa de instalação da nova arquidiocese.

Natural de Guardinha, distrito de São Sebastião do Paraíso (MG), Dom Vilar nasceu em novembro de 1957 e mudou-se ainda bebê com a família para Batatais (SP). Foi ordenado presbítero em 1986, após concluir mestrado em Teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Desde então, passou pelas dioceses de São Luiz de Cáceres (MT) e São João da Boa Vista (SP), até assumir São José do Rio Preto em 2022.

A diocese, criada originalmente em 1929 por Pio XI, agora se torna a mais nova arquidiocese do Brasil. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou a decisão do Vaticano em nota oficial:

“Ao clero, à vida religiosa consagrada e a todo o povo de Deus renovamos nossa comunhão com a caminhada desta Igreja Particular, com votos de que a elevação da arquidiocese possa ser sinônimo de maiores frutos na ação evangelizadora”, diz o texto, assinado por Dom Jaime Spengler e outros líderes da Igreja.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Chapa Tarcísio e Michelle? Proposta ganha corpo no PL

Uma articulação política dentro do PL começa a ganhar força nos bastidores: a formação de uma chapa encabeçada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como vice, para disputar a Presidência da República em 2026. A informação foi revelada em reportagem exclusiva do […]