O presidente Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira (17), que a Petrobras “pode jogar o Brasil no caos”. A fala acontece pela possibilidade da estatal anunciar novo reajuste no valor dos combustíveis ainda hoje.
Pelas redes sociais, o presidente lembrou que o governo federal, na posição de “maior acionista” da Petrobras, é contra qualquer reajuste nos combustíveis. Segundo o presidente, não apenas “pelo lucro exagerado” da empresa, “em plena crise mundial”, bem como “pelo interesse público previsto na Lei das estatais”.
O chefe do executivo também lembrou aos “presidente, diretores e conselheiros” do risco de uma nova greve dos caminhoneiros, com aquela que aconteceu em 2018, ano de eleição e no governo de Michel Temer. Para Bolsonaro, outra situação como aquela pode trazer “consequências nefastas para a economia do Brasil e a vida do nosso povo”.
Reajuste
Um aumento nos preços da gasolina e do diesel deve ser anunciado nesta sexta-feira (17) pela Petrobras. A decisão foi tomada depois de uma reunião extraordinária do conselho de administração da estatal, realizada na tarde de ontem (16). Os executivos da empresa acusam haver uma defasagem de cerca de 15% a 20% nos preços desses dois produtos nas refinarias da estatal. O diesel estava há mais de 30 dias sem reajuste, e a gasolina não tem aumento há mais de três meses.
E veja também: Agenda do Presidente | Sexta-feira, 17/06/2022. Clique aqui para ver.