O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Câmara, declarou que já conta com apoio suficiente para aprovar o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, a proposta deve reunir votos necessários para avançar na Casa. A reportagem é d CNN.
O parlamentar pretende reforçar a pressão sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), durante a reunião de líderes partidários prevista para quarta-feira (3). A intenção do PL é que a votação ocorra na semana de 7 de abril.
De acordo com um levantamento interno do PL, compartilhado com o blog, o partido teria garantido 309 dos 513 votos necessários para aprovar a anistia. “Se tudo der certo, nós vamos colocar quórum de PEC [Proposta de Emenda à Constituição] na votação do PL da anistia”, afirmou Sóstenes.
Para a aprovação do projeto de lei, é necessário o quórum mínimo de 257 deputados, com maioria simples de votos favoráveis. Já uma eventual PEC exigiria apoio de 3/5 dos deputados (308 votos) em dois turnos.
A legenda também detalhou o nível de adesão de outros partidos à proposta: 80% dos deputados do PSD, 95% do Republicanos e 40% do MDB estariam favoráveis à anistia. Essas siglas possuem representação no governo Lula, com ministérios ocupados por Jader Filho, Renan Filho e Simone Tebet (MDB), Carlos Fávaro, Alexandre Silveira e André de Paula (PSD), além de Silvio Costa Filho (Republicanos).
Outro partido estratégico para o governo, o Progressistas, demonstrou insatisfação com a nomeação de Gleisi Hoffmann para Relações Institucionais em março, levantando a possibilidade de um afastamento do governo. Segundo a apuração do PL, cerca de 90% dos deputados da legenda apoiam a anistia. E mais: PT analisa dobradinha com Alckmin e Haddad em São Paulo contra Tarcísio. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: G1)
🚨URGENTE – PL diz que já conta com 309 votos para aprovar a anistia aos presos do dia 08 de Janeiro! pic.twitter.com/QFUjYWovzs
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) March 31, 2025