O papa Francisco pediu nesta quarta-feira (12) que as homilias dos sacerdotes da Igreja “não passem de oito minutos” para evitar que os fiéis “adormeçam”. Durante sua audiência semanal na praça São Pedro, no Vaticano, ele afirmou: “A homilia deve ser curta. Uma imagem, um pensamento, um sentimento.”
Segundo o pontífice, oito minutos é o tempo máximo em que os fiéis conseguem prestar atenção. Após esse período, “as pessoas dormem e têm razão”. Francisco criticou que “os padres às vezes falam demais e não dá para entender sobre o quê.”
Homilias ou sermões são os comentários que os sacerdotes fazem após lerem passagens da Bíblia durante a missa, com o objetivo de interpretar e reforçar os ensinamentos trazidos pelos textos.
Esta não foi a primeira vez que o papa se manifestou sobre o tema. No ano passado, ele já havia afirmado que homilias muito longas são um “desastre”. Assista abaixo! E mais: PF indicia ministro de Lula sob suspeita de corrupção e organização criminosa. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Folha de SP)
A duração de uma #homilia? Não mais do que oito minutos!
A #catequese do #PapaFrancisco hoje na #AudiênciaGeral foi dedicada à obra do Espírito Santo na revelação e deu a ocasião para Francisco se dirigir diretamente aos #sacerdotes pic.twitter.com/96f9B8yglS
— Vatican News (@vaticannews_pt) June 12, 2024