O significado da Quarta-feira de Cinzas

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Este dia especial inicia a jornada quaresmal para os Católicos. É o início de 40 dias de oração, penitência e esmola enquanto nos preparamos para celebrar a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo no Domingo de Páscoa. Mas por que a Quaresma começa na quarta-feira e qual é o significado das cinzas?

A quarta-feira de cinzas foi adicionada ao calendário litúrgico bem depois que a temporada penitencial de 40 dias da Quaresma se tornou a norma em toda a Igreja latina.

A Quaresma, por sua vez, foi estabelecida universalmente somente depois que a Igreja primitiva estabeleceu a data da Páscoa. A questão foi esclarecida no famoso Concílio de Nicéia em 325, onde “todas as Igrejas concordaram que a Páscoa, a Páscoa cristã, deveria ser celebrada no domingo seguinte à primeira lua cheia (14 de nisã) após o equinócio vernal” (Catecismo da Igreja Católica). Igreja, nº 1170). O equinócio vernal (primavera) geralmente cai em 21 de março, portanto, a data da Páscoa na Igreja Ocidental pode ocorrer a qualquer momento entre 22 de março e 25 de abril.

Quaresma na Igreja Primitiva
A palavra Quaresma vem de um termo do inglês antigo que significa primavera e, no segundo século, o termo estava sendo usado para descrever o período de jejum individual, esmola e oração em preparação para a Páscoa.

Entre os cristãos dos primeiros três séculos, apenas os aspirantes ao batismo — os catecúmenos — observavam um período definido de preparação, e esse tempo durava apenas dois ou três dias. A ideia da Quaresma ter 40 dias de duração evoluiu ao longo dos próximos séculos, e é difícil estabelecer o tempo exato de quando começou. Entre os cânones emitidos pelo Concílio de Nicéia, os líderes da Igreja, no Cânon Cinco, fizeram referência à Quaresma: “e que estes sínodos sejam realizados, aquele antes da Quaresma, para que o dom puro seja oferecido a Deus depois que toda amargura for colocada longe, e deixe o segundo ser realizado no outono. ” A linguagem desse cânon parece validar que a Quaresma, de alguma forma, foi estabelecida e aceita pela Igreja no século IV. Embora o momento exato e a extensão da Quaresma antes e depois do Concílio de Nicéia não sejam claros, o que está claro nos documentos históricos é que os cristãos celebraram um período da Quaresma para se preparar para o Domingo da Ressurreição e usaram várias maneiras de fazê-lo.

Que a Quaresma evoluiu para um período de 40 dias de duração não é surpreendente, pois existem numerosos eventos bíblicos que também envolveram 40 dias. Moisés esteve no Monte Sinai recebendo instruções de Deus por aquele número de dias (ver Êx 24:18); Noé e sua comitiva estiveram na Arca esperando o fim das chuvas por 40 dias e 40 noites (Gn 7:4); e Elias “caminhou quarenta dias e quarenta noites até o monte de Deus, Horebe” (1 Reis 19:8). Principalmente, porém, os 40 dias da Quaresma se identificam com o tempo que nosso Senhor Jesus passou no deserto jejuando, orando e sendo tentado pelo diabo (Mt 4:1-11). “Nos quarenta dias solenes da Quaresma, a Igreja une-se cada ano ao mistério de Jesus no deserto” (Catecismo, n. 540).

Há, portanto, evidências de que, no final do século IV, os cristãos participavam de uma Quaresma de 40 dias antes da Páscoa. O dilema agora era como contar os 40 dias.

Na Igreja latina, seis semanas eram usadas para identificar o período quaresmal, mas não se jejuava aos domingos, então seis domingos eram subtraídos e restavam apenas 36 dias de jejum. No início do século VII, o Papa Gregório I Magno (r. 590-604) resolveu esta situação acrescentando como dias de jejum a quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado antes do primeiro domingo da Quaresma. Assim, o jejum quaresmal de 40 dias, ou o Grande Jejum como era conhecido, começaria na quarta-feira.

Inicialmente, as pessoas jejuavam todos os 40 dias da Quaresma. Eles comiam uma refeição por dia e apenas uma quantidade de comida que sustentaria a sobrevivência. Mas a Igreja ensinou, e as pessoas acreditaram (então como agora), que o jejum não é sobre o que comemos, é sobre a mudança dos corações, a conversão interior, a reconciliação com Deus e com os outros. Trata-se de viver de forma austera, dando da nossa fartura aos pobres. São João Crisóstomo (347-409) assim explicou: “Você jejua? Dá-me provas disso com as tuas obras!… Se vires um pobre, tem pena dele! Se você vir um inimigo, reconcilie-se com ele! Se você vir um amigo ganhando honra, não o inveje! Se você vir uma mulher bonita, passe por ela!” (Homilia sobre os Estatutos, III.11).

Cinzas
A Igreja há muito usa as cinzas como um sinal externo de luto, uma marca de humildade, luto, penitência e moralidade. O Antigo Testamento está repleto de histórias que descrevem o uso de cinzas dessa maneira. No Livro de Jó, Jó se arrependeu diante de Deus: “Portanto, renego o que disse e me arrependo no pó e na cinza” (42:6). Daniel “voltou-se ao Senhor Deus, para pedir ajuda, em oração e súplica, com jejum, pano de saco e cinza” (Dn 9:3). Jonas pregou a conversão e o arrependimento ao povo de Nínive: “Quando a notícia chegou ao rei de Nínive, ele se levantou do seu trono, tirou o manto, cobriu-se com pano de saco e sentou-se sobre as cinzas” (Jn 3:6). E o exército dos Macabeus se preparou para a batalha: “Naquele dia eles jejuaram e vestiram pano de saco; aspergiram cinzas sobre as suas cabeças e rasgaram as suas vestes” (1 Mc 3:47).

As cinzas eram impostas aos primeiros catecúmenos quando iniciavam o tempo de preparação para o batismo. Os pecadores confessos daquela época também eram marcados com cinzas como parte do processo penitencial público.

Outros cristãos batizados começaram a pedir para receber as cinzas de maneira semelhante aos catecúmenos e penitentes. Os homens cristãos tinham cinzas aspergidas em suas cabeças, enquanto as cinzas eram usadas para traçar a cruz na testa das mulheres.

Assim, o uso de cinzas como sinal de penitência, em preparação para a Páscoa, estava se tornando uma prática em toda a Igreja. Durante o papado de São Gregório Magno, a prática foi expandida e é mencionada no Sacramentário Gregoriano do século VI. Por volta do ano 1000, o abade Aelfric do mosteiro de Eynsham, Inglaterra, escreveu: “Lemos nos livros, tanto na Antiga Lei quanto na nova, que os homens que se arrependeram de seus pecados se cobriram com cinzas e cobriram seus corpos com pano de saco. Agora vamos fazer isso no início de nossa Quaresma, que espalhamos cinzas sobre nossas cabeças, para significar que devemos nos arrepender de nossos pecados durante a festa da Quaresma” (“Aelfric’s Lives of Saints,” 1881, p. 263) . Este mesmo rito de distribuição de cinzas na quarta-feira que inicia a Quaresma foi recomendado para uso universal pelo Papa Urbano II no Sínodo de Benevento em 1091.

Então, quando vamos à missa na manhã da quarta-feira de cinzas e recebemos as cinzas abençoadas em nossa testa, estamos repetindo um ato sombrio e piedoso pelo qual os católicos têm se submetido por mais de 1.500 anos. Como “The Liturgical Year, Septuagesima”, do abade Gueranger, OSB, escrito em meados de 1800, coloca: “Estamos entrando, hoje, em uma longa campanha de guerra mencionada pelos apóstolos: quarenta dias de batalha, quarenta dias de penitência. Não nos tornaremos covardes, se nossas almas puderem ser impressionadas com a convicção de que a batalha e a penitência devem ser realizadas. Escutemos a eloquência do rito solene que abre a nossa Quaresma. Vamos para onde nossa mãe nos levar, isto é, para o local da queda”.

Como todos antes de nós, abraçamos sem hesitar este convite à santidade, desta vez para nos afastarmos do pecado. Fazemos parte dessa grande nuvem de testemunhas que através dos tempos vestiram as cinzas, reconhecendo publicamente que somos cristãos, cristãos que pecaram e procuram se arrepender. Reconhecemos que “somos pó e ao pó voltaremos”.


Fonte: Simply Catholic
Foto: Pixa Bay

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