Morre Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, aos 83 anos

direitaonline



Pedro Herz, proprietário da Livraria Cultura, faleceu na manhã desta terça-feira (19), em São Paulo, aos 83 anos. A notícia foi anunciada em comunicado pela assessoria de imprensa do grupo. “É com profundo pesar que a família Herz comunica o falecimento do renomado livreiro Pedro Herz aos 83 anos, na madrugada de hoje.”

Segundo o comunicado, o velório de Herz aconteceu no Cemitério Israelita do Butantã nesta quarta-feira (20), seguido pelo enterro. “Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além”, destaca a nota da Livraria Cultura.

“A sua ausência será profundamente sentida, mas o seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou. Neste momento de luto, a família agradece o carinho e condolências.”

Fundada em 1947 por Eva, imigrante judia mãe de Herz (veja mais nó vídeo abaixo), a Cultura já chegou a ter 1,3 mil funcionários e faturar R$ 230 milhões. Ela começou com o projeto ‘Biblioteca Circulante’, serviço de empréstimo de livros que funcionava na casa da família e foi o embrião da Livraria Cultura.

Herz contou essa história em sua autobiografia, “O livreiro”, escrita em parceria com a jornalista Laura Greenhalgh e lançada em 2017 pela editora Planeta. “O negócio atingiu um ponto tal que os livros tomaram conta da nossa casa”, contou Herz no livro. (Clique AQUI para ver à disposição no site da Cultura).

No entanto, desde 2015 enfrentava uma crise severa devido ao declínio do mercado editorial. Em 2018, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial e anos depois teve sua falência decretada pela Justiça, levando ao fechamento de lojas emblemáticas, como a do Conjunto Nacional.

Em junho de 2023, após obter uma liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender sua falência, a Livraria Cultura reabriu suas lojas na capital paulista e em Porto Alegre. E mais: PEC sobre drogas começa a ser debatida no Plenário do Senado. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: G1; O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Lewandowski anuncia que delação premiada de Ronnie Lessa no caso Marielle foi homologada

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou, na noite dessa terça-feira (19), que o assassino da vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes – o ex-policial militar Ronnie Lessa -, fechou um acordo de delação premiada, já homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O caso está sendo […]