Assinados nessa quarta-feira (17) pelo Ministério da Infraestrutura, três contratos de arrendamento de terminais portuários representam a injeção de R$ 988 milhões em investimentos privados no setor portuário brasileiro durante a duração dos contratos.
A formalização ocorreu em São Paulo, na sede da B3, a bolsa de valores paulista, com a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que divulgou a ação em suas redes sociais. Confira!
+3 contratos portuários assinados! Agora, beneficiando o Porto de Santos, Porto de Areia Branca e Porto de Suape c/ investimentos da iniciativa privada. Isso representa a injeção de R$ 988 milhões nos portos durante a duração dos contratos. +emprego e +renda p/ a população! pic.twitter.com/LQgOEl6Xvm
— Marcelo Sampaio (@marcelosampaio) August 17, 2022
Os arrendatários são o consórcio SUA Granéis, que administrará o terminal de Suape, em Pernambuco; a Cofco Internacional Brasil, responsável pelo STS 11, em Santos (SP); e a Intermarítima Portos e Logística, vencedora do leilão do Terminal Salineiro de Areia Branca (Tersab), no Rio Grande do Norte. Todos os contratos têm 25 anos de duração.
Terminais
Suape é um terminal de porte médio que movimenta granéis vegetais como trigo, milho, açúcar e, especialmente, malte e cevada, além de granéis minerais como de coque de petróleo e carga geral. Por já contar com os equipamentos relevantes para a realização das operações, o arrendatário deverá investir de R$ 59,8 milhões em melhorias pontuais de infraestrutura.
Já o STS11 receberá R$ 764,8 milhões em investimentos na área brownfield de 98.159 metros quadrados localizada no Porto Organizado de Santos (SP). O terminal armazena granéis sólidos vegetais, especialmente açúcar, grãos de soja, milho e farelo de soja. A Cofco Internacional Brasil trabalha com processamento de alimentos.
Sal marinho
O Tersal, por onde passa todo sal marinho produzido no Brasil, receberá investimentos de R$ 164,11 milhões nas instalações para compra de equipamentos necessários para operação, o que inclui a recuperação do pátio de estocagem (atualmente inoperante), fazendo com que a capacidade do terminal passe de 90 mil para 150 mil toneladas; e na dragagem de aprofundamento do canal de acesso.