Nesta segunda-feira (23), o grupo Hamas anunciou a libertação de mais dois dos mais de 200 reféns que estão sob seu poder. As pessoas libertadas foram identificadas como Nurit Yitzhak e Yochved Lifshitz, ambas idosas israelenses de 89 e 85 anos de idade. O porta-voz do braço militar do Hamas, conhecido como Al-Qassam, Abu Obeida, explicou que essa ação ocorreu “por razões humanitárias urgentes” e foi mediada pelo Catar e pelo Egito.
O porta-voz ainda alegou que o grupo tentou libertar essas pessoas na sexta-feira (20), mas o governo de Israel recusou recebê-las. Abu Obeida declarou: “Nós, das Brigadas Al-Qassam, através da mediação egípcio-catariana, libertamos os dois detidos (…) sabendo que o inimigo se recusou desde a última sexta-feira a aceitar o seu recebimento, e ainda negligencia o ficheiro dos seus prisioneiros. Decidimos libertá-los por questões humanitárias, apesar dos crimes de ocupação.”
O governo de Israel confirmou a libertação das reféns, e de acordo com informações da Reuters, elas já chegaram à passagem de Rafah, localizada na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito.
Esta é a segunda vez que o Hamas liberta reféns. Na sexta-feira, duas cidadãs dos Estados Unidos, mãe e filha, foram soltas pelo grupo terrorista.
O sequestro das mais de 200 pessoas ocorreu durante um ataque perpetrado pelo Hamas no sul de Israel em 7 de outubro, quando homens armados também resultaram na morte de 1.402 pessoas em solo israelense.
A maioria dos reféns é israelense, mas, segundo as Forças Armadas de Israel, também há cidadãos dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Ucrânia, da Itália e do Brasil entre os reféns. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) informou que não recebeu comunicação sobre a presença de brasileiros entre os sequestrados. Assista abaixo!
שתי חטופות נוספות שוחררו מרצועת עזה, והובאו למעבר רפיח. צוות ישראלי בדרכו אליהן על מנת להביא אותן חזרה לארץ. משפחותיהן של שתי החטופות, נורית קופר ויוכבד ליפשיץ, קשישות תושבות ניר עוז שנחטפו ביחד עם בני זוגן, קיבלו הודעה על שחרורן. עמירם קופר ועודד ליפשיץ עדיין מוחזקים בידי חמאס pic.twitter.com/lZBaknIfFR
— מעריב אונליין (@MaarivOnline) October 23, 2023
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander