Neste sábado, ainda em Angola, Lula (PT) reclamou nas redes sociais da inexistência de ligações aéreas do Brasil com a África.
“Eu quero discutir como o país do tamanho do Brasil não tem voos diretos para o continente africano. Quando eu voltar para o Brasil, vou conversar com as companhias aéreas, com o Ministério dos Portos e Aeroportos. Vamos buscar soluções para esse problema.”, escreveu no Twitter.
Acontece que não é verdade, e Lula tomou instantaneamente um ‘fact-checking’ dos usuários, que logo alertaram que há, sim, voos do Brasil para o continente africano.
O fact-checking é um processo de verificação e análise de informações, declarações, notícias ou alegações para determinar sua veracidade e precisão. O objetivo do fact-checking é investigar e confirmar se as informações apresentadas são baseadas em fatos reais e se estão livres de imprecisões, distorções ou falsidades. Organizações de fact-checking examinam cuidadosamente as fontes, os dados e os contextos para fornecer ao público informações confiáveis e embasadas.
Antes da compra do Twiiter por Elon Musk, essa tarefa de ‘verificação’ era privilégio de jornalistas e veículos de imprensa, que escolhiam quais ‘fake news’ iriam desmentir.
Mas desde a chegada do bilionário à rede social, os usuários também podem acrescentar verificações às postagens, o que foi feito hoje com Lula. A ferramenta se chama ‘Community Note’, algo como ‘notas da comunidade’, em português.
“Os leitores adicionaram contexto que acharam que as pessoas poderiam gostar de saber” aponta a rede social que em seguida traz opções e voos para o continente.
Eu quero discutir como o país do tamanho do Brasil não tem voos diretos para o continente africano. Quando eu voltar para o Brasil, vou conversar com as companhias aéreas, com o Ministério dos Portos e Aeroportos. Vamos buscar soluções para esse problema.
— Lula (@LulaOficial) August 26, 2023
Segundo o portal especializado em aviação Aeroin, até durante a pandemia o Brasil não perdeu suas conexões com a África, já que a Ethiopian Airlines mantinha voos semanais de Addis Abeba, na Etiópia, para São Paulo/Guarulhos. Além dela, com o fim do pior do Coronavírus, a TAAG Angola já retomou seus voos de Luanda para a capital paulista.
Antes da postagem, Lula também falou o mesmo durante discurso no país. Assista abaixo!
Lula diz que Brasil não tem voos para a África, mas empresas operam para três destinos no continente.
Voos diretos para a África do Sul, Angola e Etiópia partem do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Presidente chegou a anunciar reunião sobre o assunto.
(Via: @SamPancher) pic.twitter.com/gKZJfVZVFI
— Metrópoles (@Metropoles) August 26, 2023
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor?
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander