Reportagem do Estadão monstra que servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) planejam iniciar uma ‘Operação Padrão’ devido à proposta de reajuste salarial considerada a ‘pior dos últimos tempos’, feita pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), via Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Os funcionários sentem-se desrespeitados com o “reajuste” zero para a base em 2025. “Para o topo da carreira, foi repetida a pior proposta entre as que têm sido oferecidas a níveis semelhantes: 9,5% em 2025 e 5% em 2026”, criticou a União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) em nota. Consultado na quinta-feira, 18, o MGI não se manifestou até o momento. (veja abaixo)
Frente ao reajuste considerado insatisfatório, os servidores mencionam uma possível operação padrão nas próximas semanas. “Lamentamos muito pela população brasileira, a quem não conseguiremos mais garantir a segurança e atender nas diversas áreas em que atuamos. Chegamos a um ponto de não retorno, em que sabemos que o órgão não resistirá a um terceiro episódio de descolamento frente às demais carreiras”, diz outro trecho da nota.
Os funcionários da Abin também afirmam que o governo deve reconsiderar a medida para evitar o sucateamento dos serviços prestados pela agência de inteligência. O Brasil está “às vésperas da realização de eleições municipais, concurso nacional unificado, reunião do G-20, desintrusões de terras indígenas, eventos críticos e de interesse de agentes adversos”. E mais: Embaixada da Itália defende ensino do italiano nas escolas do Brasil. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Estadão)
NOTA OFICIAL – Colapso da Inteligência de Estado#Intelis #ABIN #InteligênciaDeEstado #OperaçãoPadrão@LulaOficial @costa_rui @edweck_rj @Haddad_Fernando @simonetebetbr pic.twitter.com/MQpadFTXwn
— Intelis – Profissionais da ABIN (@Intelis_ABIN) July 19, 2024