Lula (PT) sancionou, nesta segunda-feira (8), em Brasília, a lei que inclui a ‘Política Nacional de Saúde Bucal’, também conhecida como ‘Brasil Sorridente’, na Lei Orgânica da Saúde.
Com isso, o acesso a atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) se torna obrigatório e a saúde bucal passa a ser um ‘direito de todos os brasileiros’, garantido por lei.
Durante cerimônia, no Palácio do Planalto, Lula disse que a promoção à saúde bucal passa pelo acesso aos demais serviços e deve começar na escola, com educação e, inclusive, atuação de dentistas em sala de aula.
“Não é só tratar no dentista, é a qualidade da água que a pessoa vai beber, a qualidade da comida que a pessoa vai comer, porque se não houver esse processo de educação e esse processo de investimento para melhorar essas coisas, não adianta. Os programas, muitas vezes, não valem a pena se as pessoas não estiverem educadas”, disse Lula.
“Eu quero que a gente tenha dentista para ir na sala de aula, ver todas as crianças de uma escola. Tem que ver se a criança precisa de tratamento e educar essa criança a partir da escola, para que a gente possa daqui a 20 ou 30 anos poder sonhar em ter uma sociedade em que as pessoas possam comer carne, posso comer castanha, possam sorrir, possam arrumar até namorado ou namorada. Ninguém quer namorar uma moça sem os dentes da frente, nem um namorado”, argumento o petista. Assista abaixo!
Lula lança programa odontológico e diz que pessoas vão poder 'sorrir e arrumar namorado e namorada’. Declarações foram feitas em cerimônia para oficializar a inclusão da Política Nacional de Saúde Bucal — o Brasil Sorridente — na Lei Orgânica da Saúde #JornalOGlobo pic.twitter.com/MiL1ucbUqt
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) May 8, 2023