Lula se reúne com Hugo Motta para tentar frear avanço da anistia

direitaonline

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quarta-feira (23), de um jantar com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes de partidos, na residência oficial da Casa.

A reunião busca estreitar o diálogo com os deputados e será marcada por discussões sobre o projeto de lei que prevê anistia a investigados e condenados pelo 8 de janeiro de 2023.

O chamado “PL da anistia” tem provocado divergências dentro da Câmara. A oposição apresentou, na semana passada, um requerimento de urgência para levar o texto diretamente ao plenário, com apoio de 262 parlamentares. Apesar disso, cabe a Motta decidir se o projeto entrará na pauta de votações.

O jantar faz parte de uma estratégia do Palácio do Planalto para reforçar a interlocução com o Congresso. A movimentação de Lula ocorre poucas semanas após um encontro semelhante com senadores, liderado por Davi Alcolumbre (União-AP), na residência oficial do Senado.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e os líderes do governo na Câmara devem acompanhar o presidente no encontro. Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Lula pretende usar a reunião para tentar convencer os partidos da base aliada a não apoiar o avanço da proposta de anistia.

Gleisi afirmou recentemente ao mesmo colunista que a prioridade do governo é mostrar aos parlamentares os riscos políticos, jurídicos e institucionais que a aprovação do projeto representaria. “Não se trata de uma operação de retaliação. O que estamos fazendo é alertar os deputados sobre a gravidade dessa proposta”, disse a ministra.

Enquanto isso, Hugo Motta declarou, em evento na cidade mineira de São João del-Rei, que prefere concentrar os esforços do Legislativo em pautas como saúde, educação e segurança pública, embora reconheça que o tema da anistia segue sendo discutido com as lideranças da Casa.

“É com essa agenda que devemos nos comprometer, pois é o que a população realmente espera de nós”, afirmou o presidente da Câmara. E mais: Deputado pede ‘sinceras desculpas’ após dizer ‘não’ a convite de Lula para assumir ministério. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fontes: CNN; Metrópoles; O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Restituição da malha fina do IR 2024: Receita libera consulta para 280 mil contribuintes

A Receita Federal liberou, nesta quarta-feira (23), às 10h, a consulta à restituição do Imposto de Renda para cerca de 280 mil contribuintes que haviam caído na malha fina em 2024, mas regularizaram sua situação. A verificação pode ser feita tanto pelo site oficial da Receita quanto pelo aplicativo. Para […]