Lula vai à França receber prêmio concedido a Dom Pedro II e título ‘honoris causa’

direitaonline

Durante visita oficial à França, Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado pela Academia Francesa, em Paris. A cerimônia está prevista para o dia 5 de junho, mesma data da chegada oficial do petista ao país europeu.

Fundada em 1635 pelo Cardeal Richelieu, a instituição — que inspirou a criação da Academia Brasileira de Letras — concedeu esse tipo de homenagem a apenas 19 chefes de Estado desde sua criação. O último brasileiro a receber o reconhecimento foi Dom Pedro II, em 1872.

A proposta de prestar tributo a Lula partiu do secretário perpétuo da Academia, o escritor Amin Maalouf, conforme reportagem de O Globo.

A Academia Francesa, que conta com 40 membros e tem atualmente como patrono o presidente Emmanuel Macron, é uma das entidades mais influentes na preservação da cultura e da língua francesas.

Na cerimônia, Lula será recebido como convidado especial e participará de um debate sobre uma palavra escolhida pelos acadêmicos. Se o termo for inédito, a discussão poderá ser registrada nos anais da instituição e até incorporada ao Dicionário da Academia Francesa, com menção à colaboração de Lula.

Além da homenagem, o roteiro oficial prevê que Lula desembarque em Paris nos dias 3 ou 4 de junho. No dia 5, será recebido com honras militares no Boulevard des Invalides.

A solenidade contará com execução dos hinos nacionais e revista das tropas da guarda republicana. Em seguida, segue com Macron para o Palácio do Eliseu, onde se reúnem oficialmente e participam de um jantar de Estado.

A agenda segue no dia 6, quando Lula será agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Paris VIII, localizada em Saint Denis. Também está em estudo uma visita à base naval em Toulon e uma possível pernoite no Forte de Bregançon, residência presidencial de verão na França.

No dia 7, Lula deve seguir para Nice, onde ocorre a Conferência das Nações Unidas para os Oceanos (UNOC). O evento é considerado estratégico para os franceses, principalmente diante da realização da COP30 em Belém, no Brasil.

Há ainda a possibilidade de Lula visitar um fórum sobre economia azul em Mônaco, antes de retornar à Nice para o jantar da conferência. A previsão é que Lula volte ao Brasil no dia 9 de junho.

Em março, o presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu do governo brasileiro a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros. A honraria foi concedida durante visita oficial ao Palácio do Planalto para uma reunião com Luiz Inácio Lula da Silva, que colocou o colar em Macron, como mostra a imagem da reportagem.

Naquele mesmo evento, Macron condecorou Rosângela Silva, a Janja, com a Ordem Nacional da Legião de Honra no grau de oficial.

“Senhora Janja Lula da Silva, em nome da república francesa, faço-a oficial da legião de honra”, disse.
Já um título honoris causa é um grau acadêmico concedido por uma universidade a uma pessoa em reconhecimento às suas contribuições relevantes em uma área, mesmo que essa pessoa não tenha cumprido os requisitos tradicionais do curso ou programa.

É uma forma de homenagem por méritos especiais, como realizações profissionais, científicas, culturais, sociais ou políticas.

Por exemplo, quando uma universidade dá um título honoris causa a um presidente, artista ou cientista, está reconhecendo oficialmente sua importância e contribuição para a sociedade, sem que essa pessoa tenha necessariamente estudado naquela instituição. E mais: Após recado de governo Trump a Moraes, líder do PT pede prisão de Eduardo Bolsonaro. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Popularidade do Exército despenca nas redes sociais após posse de Lula

Desde a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, os perfis oficiais do Exército Brasileiro nas redes sociais enfrentaram uma perda significativa de audiência. Segundo dados da consultoria Bites, divulgados em reportagem no O Globo, houve uma redução de aproximadamente 1,7 milhão de seguidores nas principais […]