Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua viagem à Rússia, prevista para este domingo, por recomendação médica após sofrer um acidente doméstico.
A Secretaria de Comunicação (Secom) da presidência informou que o petista teve um corte na nuca após uma queda no sábado. Ele foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e liberado no mesmo dia. No domingo, retornou ao hospital para uma avaliação programada.
O boletim médico do hospital detalhou o ocorrido: “O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital (nuca). Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades”. A equipe médica responsável inclui o Dr. Roberto Kalil Filho e a Dra. Ana Helena Germoglio.
De acordo com informações da TV Globo, Lula precisou levar pontos no ferimento, mas a lesão não foi considerada grave pelos médicos.
A viagem à Rússia tinha como objetivo a participação de Lula na Cúpula dos Brics, que ocorrerá na cidade de Kazan. Ele estaria acompanhado pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). Agora, o presidente participará do encontro por videoconferência, enquanto a presença dos ministros ainda é incerta. Conforme comunicado pela Secom, Lula manterá sua agenda normal em Brasília ao longo da semana.
O grupo dos Brics, que originalmente incluía Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, passou a contar com mais países, como Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia. Lula planejava aproveitar o encontro para promover a reforma da governança global, com destaque para o Conselho de Segurança da ONU, e buscar meios de reduzir a dependência do dólar nas transações comerciais entre os países do bloco. Assista abaixo!
Lula sofre acidente doméstico em Brasília e cancela viagem à Rússia por recomendação médica.
➡ Assista à #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 #EdiçãoMeioDia pic.twitter.com/hMfeVDKEL7
— GloboNews (@GloboNews) October 20, 2024