Líderes mundiais prestam homenagens após a morte do Papa Francisco

direitaonline

Diversas lideranças mundiais se manifestaram nesta segunda-feira (21) após a confirmação da morte do Papa Francisco. Até o fechamento desta reportagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não havia se manifestado nas redes sociais.

O pontífice argentino faleceu às 2h35 no horário de Brasília (7h35 no horário do Vaticano), aos 88 anos. Ele comandou a Igreja Católica por doze anos e deixa um legado de diálogo, simplicidade e proximidade com os mais vulneráveis.

Logo nas primeiras horas do dia, o governo argentino expressou seu pesar: “Lamentamos profundamente o falecimento do papa francisco, o primeiro líder argentino da igreja católica”.

O presidente francês, Emmanuel Macron, lembrou a trajetória de Francisco desde sua origem em Buenos Aires até o Vaticano. “De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco quis que a Igreja levasse alegria e esperança, especialmente aos mais pobres. Que ela trabalhasse pela união entre os Homens, e entre a humanidade e a natureza. Que essa esperança continue a renascer, para além dele. A todos os católicos, e ao mundo enlutado, dirigimos, com minha esposa, os nossos mais sinceros pensamentos”, declarou em rede social.

O rei Charles III, do Reino Unido, que havia se encontrado com o pontífice após uma internação recente, também expressou sua dor: “Minha esposa e eu ficamos profundamente entristecidos ao saber da morte do papa francisco”.

Já Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, exaltou a influência de Francisco além dos muros da Igreja: “Hoje, o mundo lamenta a morte do Papa Francisco. Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puro pelos menos favorecidos. Meus pensamentos estão com todos que sentem essa perda profunda. Que encontrem consolo na ideia de que o Papa Francisco”.

A presidente da Suíça, Karin Keller-Sutter, enalteceu a atuação espiritual do pontífice. “O papa Francisco foi um grande líder espiritual, um incansável defensor da paz, seu legado permanecerá”, afirmou.

Na Itália, a primeira-ministra Giorgia Meloni destacou o papel pastoral do papa, chamando-o de “grande pastor”. Macron, novamente, reiterou que Francisco buscava unir a humanidade e preservar a criação.

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, revelou que esteve com o papa no domingo (20), véspera de sua morte, e registrou sua homenagem: “Acabei de saber do falecimento do papa francisco. meu coração está com os milhões de cristãos ao redor do mundo que o amavam”, escreveu. “Fiquei feliz de ver o papa ontem, apesar de ele estar claramente muito doente”.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, descreveu Francisco como um símbolo de compaixão e coragem espiritual: “O Papa Francisco sempre será lembrado como um farol de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões ao redor do mundo”, afirmou.

“Ele serviu diligentemente aos pobres e oprimidos. Para aqueles que estavam sofrendo, ele acendeu um espírito de esperança. Lembro com carinho das minhas reuniões com ele e fui profundamente inspirado pelo seu compromisso com o desenvolvimento inclusivo e integral. Seu carinho pelo povo da Índia será sempre valorizado. Que sua alma encontre paz eterna no abraço de Deus”.

No Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro se pronunciou por meio de nota: “O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o Papa. Mais que um líder religioso, o papado representa a continuidade de uma tradição milenar, guardiã de valores espirituais que moldaram civilizações. – Para o Brasil e o mundo, a figura do Papa sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral. Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza”.

A nota oficial do Vaticano comunicou a morte do pontífice com palavras de reverência e gratidão: “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Saiba quem é o cardeal que assume a Igreja interinamente após a morte do Papa

Com o falecimento do Papa Francisco nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica entra oficialmente no período de Sé Vacante — fase em que a liderança da instituição fica temporariamente sem um papa. Durante esse intervalo, a administração da Santa Sé é conduzida pelo camerlengo, cargo atualmente ocupado pelo cardeal Kevin […]