Diversas lideranças mundiais se manifestaram nesta segunda-feira (21) após a confirmação da morte do Papa Francisco. Até o fechamento desta reportagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não havia se manifestado nas redes sociais.
O pontífice argentino faleceu às 2h35 no horário de Brasília (7h35 no horário do Vaticano), aos 88 anos. Ele comandou a Igreja Católica por doze anos e deixa um legado de diálogo, simplicidade e proximidade com os mais vulneráveis.
Logo nas primeiras horas do dia, o governo argentino expressou seu pesar: “Lamentamos profundamente o falecimento do papa francisco, o primeiro líder argentino da igreja católica”.
O presidente francês, Emmanuel Macron, lembrou a trajetória de Francisco desde sua origem em Buenos Aires até o Vaticano. “De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco quis que a Igreja levasse alegria e esperança, especialmente aos mais pobres. Que ela trabalhasse pela união entre os Homens, e entre a humanidade e a natureza. Que essa esperança continue a renascer, para além dele. A todos os católicos, e ao mundo enlutado, dirigimos, com minha esposa, os nossos mais sinceros pensamentos”, declarou em rede social.
From Buenos Aires to Rome, Pope Francis wanted the Church to bring joy and hope to the poorest. To unite people with one another and with nature. May this hope be reborn endlessly beyond him.
To all Catholics, to a grieving world, my wife and I send our thoughts. pic.twitter.com/UTmNxC1r4V
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) April 21, 2025
O rei Charles III, do Reino Unido, que havia se encontrado com o pontífice após uma internação recente, também expressou sua dor: “Minha esposa e eu ficamos profundamente entristecidos ao saber da morte do papa francisco”.
Já Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, exaltou a influência de Francisco além dos muros da Igreja: “Hoje, o mundo lamenta a morte do Papa Francisco. Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puro pelos menos favorecidos. Meus pensamentos estão com todos que sentem essa perda profunda. Que encontrem consolo na ideia de que o Papa Francisco”.
Today, the world mourns the passing of Pope Francis.
He inspired millions, far beyond the Catholic Church, with his humility and love so pure for the less fortunate.
My thoughts are with all who feel this profound loss.
May they find solace in the idea that Pope Francis’… pic.twitter.com/FiI6SASNl8
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) April 21, 2025
A presidente da Suíça, Karin Keller-Sutter, enalteceu a atuação espiritual do pontífice. “O papa Francisco foi um grande líder espiritual, um incansável defensor da paz, seu legado permanecerá”, afirmou.
Na Itália, a primeira-ministra Giorgia Meloni destacou o papel pastoral do papa, chamando-o de “grande pastor”. Macron, novamente, reiterou que Francisco buscava unir a humanidade e preservar a criação.
Papa Francesco è tornato alla casa del Padre. Una notizia che ci addolora profondamente, perché ci lascia un grande uomo e un grande pastore. Ho avuto il privilegio di godere della sua amicizia, dei suoi consigli e dei suoi insegnamenti, che non sono mai venuti meno neanche nei… pic.twitter.com/pkRco1tgD3
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) April 21, 2025
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, revelou que esteve com o papa no domingo (20), véspera de sua morte, e registrou sua homenagem: “Acabei de saber do falecimento do papa francisco. meu coração está com os milhões de cristãos ao redor do mundo que o amavam”, escreveu. “Fiquei feliz de ver o papa ontem, apesar de ele estar claramente muito doente”.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, descreveu Francisco como um símbolo de compaixão e coragem espiritual: “O Papa Francisco sempre será lembrado como um farol de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões ao redor do mundo”, afirmou.
“Ele serviu diligentemente aos pobres e oprimidos. Para aqueles que estavam sofrendo, ele acendeu um espírito de esperança. Lembro com carinho das minhas reuniões com ele e fui profundamente inspirado pelo seu compromisso com o desenvolvimento inclusivo e integral. Seu carinho pelo povo da Índia será sempre valorizado. Que sua alma encontre paz eterna no abraço de Deus”.
No Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro se pronunciou por meio de nota: “O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o Papa. Mais que um líder religioso, o papado representa a continuidade de uma tradição milenar, guardiã de valores espirituais que moldaram civilizações. – Para o Brasil e o mundo, a figura do Papa sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral. Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza”.
– O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o Papa. Mais que um líder religioso, o papado representa a continuidade de uma tradição milenar, guardiã de valores espirituais que moldaram civilizações.
– Para o Brasil e o…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 21, 2025
A nota oficial do Vaticano comunicou a morte do pontífice com palavras de reverência e gratidão: “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”.