María Corina Machado (foto), líder da oposição venezuelana, rejeitou veementemente a proposta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a realização de novas eleições na Venezuela, qualificando a sugestão como uma “falta de respeito” para com o povo venezuelano. Assista ao fim da reportagem.
Em resposta a perguntas feitas por jornalistas chilenos e argentinos sobre a ideia de Lula, Machado afirmou: “A eleição já aconteceu”.
Ela também questionou a lógica por trás da proposta, perguntando: “Vamos para uma segunda eleição e, se não gostarem do resultado, iremos para uma terceira? Quarta? Quinta? Até que o presidente Nicolás Maduro goste dos resultados?”.
A opositora ressaltou que os venezuelanos já participaram de uma eleição e que muitos arriscaram suas vidas nesse processo.
“Não reconhecer o que aconteceu em 28 de julho, para mim, é uma falta de respeito com os venezuelanos que deram tudo de si e expressaram sua soberania popular”, afirmou Machado, referindo-se ao último processo eleitoral realizado no país.
Ela também destacou que muitas pessoas morreram, estão presas, escondidas ou tiveram que fugir do país como consequência da repressão do governo de Maduro.
A proposta de Lula foi feita durante uma entrevista à rádio ‘T FM’, do Paraná, onde ele sugeriu que Maduro poderia convocar novas eleições, estabelecer critérios de participação de todos os candidatos e criar um comitê eleitoral suprapartidário com observadores internacionais para garantir a transparência do pleito.
A sugestão de novas eleições não foi apenas endossada por Lula. Nesta quinta-feira, Joe Biden, dos Estados Unidos, e Gustavo Petro, da Colômbia, também manifestaram apoio à ideia. E mais: Moraes aumenta multa ao ‘X’ (Twitter) por desobedecer ordem para derrubar perfis. Clique AQUI para ver
🚨 NOTÍCIA- María Corina sobre a proposta de Biden, Lula e Petro de repetir as eleições na Venezuela:
“Houve pessoas que arriscaram suas vidas para provar a fraude. Pessoas que foram assassinadas. Ignorar isso é uma falta de respeito. A soberania popular deve ser respeitada.”👇 pic.twitter.com/9wUfRCvyPN
— André Aranda (@Andre17121979) August 15, 2024