Johnson & Johnson apresenta novo pedido de falência

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A gigante Johnson & Johnson entrou com um terceiro pedido de falência, amparada pelo capítulo 11 da legislação dos Estados Unidos, na tentativa de encerrar milhares de ações judiciais que ligam o uso de seus produtos de talco a casos de câncer. A iniciativa conta com o apoio de milhares de pessoas que exigem compensações por danos pessoais, estimados em cerca de US$ 8 bilhões. A reportagem é do portal InfoMoney.

De acordo com o veículo, esta é a terceira tentativa da multinacional farmacêutica de encerrar os longos processos sobre talco, após dois pedidos de falência anteriores não terem obtido sucesso. O novo pedido busca, mais uma vez, testar se grandes empresas financeiramente estáveis, como a J&J, podem recorrer ao capítulo 11 para resolver questões jurídicas relacionadas a produtos acusados de serem perigosos ou defeituosos.

O primeiro pedido de falência da empresa foi registrado em 2021, em Charlotte, Carolina do Norte. O segundo foi protocolado no ano passado, em Trenton, New Jersey, e o terceiro, na última sexta-feira (20), em Houston. Esse novo movimento legal suspende automaticamente mais de 62 mil ações judiciais em andamento nos tribunais dos EUA, permitindo que a J&J busque uma solução coletiva para todas as reivindicações.

Ao seguir pelo caminho da falência, a Johnson & Johnson espera reduzir a incerteza jurídica que vem impactando o preço de suas ações nos últimos anos. Agora, cabe ao tribunal de falências de Houston decidir entre as partes que apoiam o plano da empresa e aqueles que rejeitam essa solução.

O pedido de falência ocorre após meses de esforços da J&J para obter apoio ao plano de compensação bilionário. A empresa afirma que seu famoso talco para bebês não é perigoso e culpa advogados e publicidade exagerada pelos litígios. Se o plano for aceito no tribunal, ele resolverá todas as ações judiciais relacionadas ao talco, tanto atuais quanto futuras, que alegam ligação com câncer de ovário e outros tipos de câncer ginecológicos.

A Johnson & Johnson foi fundada em 1886, nos Estados Unidos, pelos irmãos Robert, James e Edward Johnson, com o objetivo de produzir curativos médicos inovadores e esterilizados. Inicialmente focada em produtos para o cuidado com ferimentos e cirurgias, a empresa logo se expandiu, ganhando notoriedade no campo da saúde.

Um dos primeiros produtos de sucesso foi o curativo adesivo, que revolucionou o tratamento de ferimentos em um momento em que a assepsia ainda era incipiente. Ao longo dos anos, a companhia cresceu e se diversificou, tornando-se um gigante global no setor farmacêutico, de dispositivos médicos e de produtos de consumo.

Entre os produtos mais conhecidos da marca estão o talco para bebês, lançado em 1894 e amplamente utilizado por gerações de famílias ao redor do mundo, e os famosos Band-Aids, curativos adesivos introduzidos em 1920, que se tornaram sinônimo de curativos em muitas culturas. Outro destaque da empresa é a linha de produtos Neutrogena, que inclui itens de cuidados com a pele e cosméticos, amplamente popular entre consumidores de diversos países.

Com uma atuação em mais de 60 países e diversas divisões, a Johnson & Johnson continua a ser uma referência em cuidados com a saúde, apesar de enfrentar desafios jurídicos e controvérsias em torno de alguns de seus produtos. Mesmo com essas adversidades, a empresa mantém uma forte presença no mercado global, com uma vasta gama de produtos voltados para o bem-estar e a saúde de seus consumidores. E mais: Astronautas ‘presos no espaço’ poderão votar do espaço nas próximas eleições dos EUA. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução site oficial; Fonte: InfoMoney)

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