João Fonseca, a nova promessa do tênis brasileiro, garantiu sua estreia na chave principal de um torneio Grand Slam. Aos 18 anos e ocupando atualmente a posição de número 113 do ranking mundial, o carioca brilhou na última rodada do qualifying do Australian Open nesta quinta-feira. Ele venceu o argentino Thiago Tirante com parciais de 6/4 e 6/1 em uma partida que durou 1h14min.
Fonseca chega ao primeiro slam de sua carreira profissional em grande fase, somando uma impressionante sequência de 13 vitórias consecutivas. Antes de chegar a Melbourne, ele conquistou o título do ATP Finals Next Gen em Gidá, na Arábia Saudita, e também foi campeão do Challenger 125 de Camberra, na Austrália.
O adversário de Fonseca na primeira rodada do Australian Open será definido por sorteio, e entre os possíveis rivais estão nomes como os australianos James McCabe e Rinky Hijikata, o espanhol Pablo Carreño Busta, o russo Andrey Rublev e o japonês Kei Nishikori, além de outros competidores de destaque no circuito mundial.
João about that!
18-year-old Brazilian phenom João Fonseca defeats Tirante 6-4 6-1 to make the main draw.
He’s one to watch, tennis fans.#AO2025 pic.twitter.com/kyIWwzyllE
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 9, 2025
Além de João Fonseca, o Brasil terá mais dois representantes na chave principal do torneio. Thiago Monteiro, número 106 do ranking e atual segundo melhor tenista do país, também assegurou sua vaga nesta quinta-feira. O cearense derrotou o belga Kimmer Coppejans (#361) em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/3. Com isso, Monteiro se junta a Fonseca e Thiago Wild entre os 128 tenistas que disputarão o slam australiano.
A classificação de Fonseca representa um marco na carreira do jovem atleta e reforça a presença brasileira no cenário internacional do tênis. O desempenho promissor aumenta as expectativas em torno de sua estreia na competição.
Vai dar trabalho
Fonseca recebeu elogios do norte-americano Andy Roddick, ex-número um do mundo. Ele se aposentou do circuito da ATP no ano de 2012. O norte-americano se mostrou impressionado com a joia do tênis brasileiro. Segundo Andy Roddick, João Fonseca deve ter um grande futuro pela frente.
“Eu quero dizer que (João) Fonseca, que ganhou o Next Gen Finals, aquele garoto é malvadão. Ele vai ser um problema para muitas pessoas no circuito”, disse Andy Roddick em seu podcast “Served”.
No último final de semana, o australiano Nick Kyrgios, que retornou ao circuito na semana passada, no ATP 250 de Brisbane, já tinha rasgado elogios para o brasileiro. “Com certeza vai ser uma estrela dentro dos próximos cinco anos”, previu. E mais: Novo Secom de Lula pagou multa para encerrar ação sobre fraudes em contrato. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: UOL; O Globo)