O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está adotando uma série de medidas para reduzir a fila de espera por benefícios e lidar com o aumento no número de requerimentos. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho.
Uma das principais ações é a revisão do PGD (Programa de Gestão e Desempenho), que exigirá que servidores em regime remoto entreguem 30% mais produtividade do que aqueles que trabalham presencialmente.
Além disso, a partir de 2025, os segurados que tiverem um recurso pendente no INSS não poderão apresentar um novo pedido relacionado ao mesmo caso. A decisão, se tomada, implica a perda da DER (data de entrada de requerimento), usada para calcular eventuais valores retroativos.
O órgão viu o número de novos pedidos crescer de 1 milhão para 1,4 milhão por mês entre julho e setembro, com destaque para o aumento de solicitações do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Paralelamente, remarcações de perícia médica chegaram a quase 150 mil por mês, muito acima da média anterior de 20 mil a 30 mil.
Para lidar com essa demanda crescente, o INSS planeja reforçar a automação de processos, incluindo a implementação de um sistema digital para gerenciar penhoras de benefícios, que hoje é feito manualmente. Estima-se que 500 servidores serão liberados para outras funções com essa mudança.
O instituto também aguarda a posse de 300 novos servidores aprovados em concurso público para complementar os esforços de redução da fila, que atualmente representa um dos maiores desafios operacionais do órgão. E mais: Globo e SBT farão transmissão simultânea em homenagem a Silvio Santos. Clique AQUI para ver. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho. (Foto: EBC; Fonte: Folha de SP)