Professores da rede estadual de São Paulo anunciam greve

direitaonline

Os professores da rede estadual de São Paulo decidiram entrar em greve a partir do dia 25 de abril. A paralisação tem a justificativa de pressionar a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) a ampliar o número de profissionais efetivos, reajustar o piso salarial da categoria e apresentar um plano para climatizar as escolas.

A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada pela Apeoesp, principal sindicato da categoria, nesta sexta-feira (21), em frente à Secretaria Estadual da Educação, na praça da República, no centro da capital paulista.

“A situação da categoria está cada dia pior: pressão por resultado, assédio moral nas escolas, baixos salários, falta de profissionais, péssimas condições de trabalho”, declarou a deputada estadual Maria Izabel Noronha (PT), que ocupa o cargo de segunda presidente do sindicato.

Entre as principais reivindicações dos docentes está a contratação de mais professores efetivos. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o Ministério Público ajuizou duas ações civis públicas nesta semana para exigir que o governo estadual reforce o quadro de profissionais da educação.

As ações apontam que a administração estadual tem evitado realizar concursos públicos e, em vez disso, tem preenchido as vagas com docentes temporários, o que comprometeria o funcionamento das escolas e afetaria diretamente a qualidade do ensino.

Outro ponto levantado pela categoria é a necessidade de o governo estadual cumprir o Piso Nacional Salarial dos Professores. Nos questionamentos, os docentes apontam que recebem um valor ‘complementar’ para atingir o mínimo estipulado pelo governo federal, mas essa bonificação não é incorporada ao cálculo de benefícios como férias e aposentadoria.

Além disso, os professores cobram a implementação de um plano para ‘climatizar’ as unidades de ensino, melhorando as condições estruturais das escolas estaduais. E mais: Lenda do boxe, George Foreman morre aos 76 anos. Clique AQUI para ver. (Foto: Governo de SP; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Marçal reconhece que errou ao criticar Bolsonaro

Mantendo sua intenção de disputar as eleições de 2026, Pablo Marçal tem adotado uma postura mais cautelosa ao falar sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Você nunca vai me ver desonrando Bolsonaro. Em 2022 eu estava assim, maluco, eu cheguei a falar mal dele”, afirmou Marçal em entrevista à CNN, […]