O piloto brasileiro de Fórmula-1 Ayrton Senna, morto em 1994 após um acidente no autódromo de Ímola, na Itália, será homenageado no mesmo local neste fim de semana, quando acontece mais uma etapa do mundial da categoria. Um carro em tributo à história do tricampeão dentro e fora das pistas será exibido no circuito italiano.
O carro de demonstração, que já foi da McLaren, e que foi doado por um colecionador, virou um projeto de arte do estilista Matteo Macchiavelli e conjunto com o artista de rua francês Jisbar.“Passei minha infância acompanhando as corridas e a “magia” do meu herói. Fui inspirado por seu estilo de vida e seus ensinamentos, que ainda estão comigo agora que estou mais velho”, afirma Matteo ao site especializado “Motorsport.com”.
O projeto, chamado de “Senna Now” mistura um lado do carro as pinturas de Lotus, McLaren e Williams, modelos guiados por Senna ao longo da carreira. E no outro, Jisbar usou a criatividade para contar a história da vida do ídolo brasileiro.
“O carisma de Ayrton Senna, sua personalidade, todos os desafios que enfrentou e sua humanidade inspiraram tanto a mim e a muita gente, que comecei a imaginar como criar algo que pudesse centralizar e fazer emergir alguns dos aspectos da mensagem especial que soube transmitir: desafio, criatividade e humanidade”, explica Macchiavelli.
O carro ficará exposto no museu Ayrton Senna durante o GP da Emilia Romagna, mas também deve aparecer nas etapas de Miami e Mônaco. Em seguida, o modelo único deverá ser leiloado, com parte da renda sendo doada para o Instituto Ayrton Senna.
Além do carro, o circuito italiano tem outra homenagem a Ayrton – só que essa é permanente. Um mural gigante de 21 metros, com a foto de Senna, foi pintado pelo artista brasileiro Kobra na fachada do Muso Checco Costa, que fica a poucos metros da curva Tamburello, local da batida do piloto no GP de San Marino de 1994. Veja abaixo fotos da homenagem ao piloto Ayrton Senna.