Reportagem da Folha revelou que Inácio Arruda, atual secretário de ‘Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social’ no Ministério da ‘Ciência, Tecnologia e Inovação’ (MCTI), realizou 53 viagens ao Ceará em 2023, todas custeadas pelo governo Lula.
Arruda, que é natural de Fortaleza e exerceu diversos cargos políticos no estado, tem a maioria de suas viagens concentrada no Ceará, onde completou 2 em cada 3 de seus deslocamentos. Ele é filiado ao PC do B, mesmo partido da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Entre as 77 viagens realizadas pelo secretário desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a maior parte começou numa quinta-feira e terminou na segunda, com o retorno a Brasília após o fim de semana.
Em uma dessas viagens, Arruda deixou Brasília antes do Carnaval e só retornou após o feriado, tendo cumprido um compromisso oficial de apenas 30 minutos em Fortaleza.
Ainda de acordo com a reportagem, esses deslocamentos resultaram em 156 diárias recebidas por Arruda, totalizando R$ 79,3 mil, enquanto os custos com passagens somaram R$ 491,7 mil.
O MCTI justificou as viagens, afirmando que todas foram feitas para cumprir compromissos oficiais, destacando ainda que Arruda recebe muitos convites de instituições do Ceará, o que explica a frequência das viagens ao estado. Além disso, ele também representaria a ministra Luciana Santos em eventos por todo o Nordeste. E mais: Terremoto de 5,3 graus atinge Portugal; governo fala em ‘danos leves’. Clique AQUI para ver. (Foto: Ag. Senado; Fonte: UOL/Folha)