Um treinamento militar realizado pelo governo da Venezuela provocou um incidente diplomático com o Brasil no último dia 23. Naquele dia, tropas venezuelanas e veículos blindados se deslocaram até uma área neutra na fronteira sem aviso prévio, surpreendendo diplomatas e militares brasileiros.
Assim, segundo reportagem da Revista Veja, diante da movimentação inesperada, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato com o chanceler venezuelano para exigir esclarecimentos.
Em resposta, o governo de Nicolás Maduro afirmou que a incursão não foi intencional e classificou o episódio como um erro. O representante venezuelano pediu desculpas e garantiu que a operação seria interrompida – o que de fato aconteceu.
Na véspera da ação, o regime chavista havia divulgado uma nota afirmando que o exercício, chamado Escudo Bolivariano 2025, tinha como objetivo reforçar a capacidade de resposta do país diante de supostas “ameaças à soberania e à paz”. Clique AQUI para ver na íntegra. E mais: México e EUA anunciam acordo. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Veja)