Rosângela Lula da Silva, a Janja, foi homenageada nesta terça-feira (20) com a Ordem do Mérito Cultural, principal comenda concedida a personalidades que se destacam no incentivo e promoção das artes no país. Janja recebeu a honraria na categoria grã-cruz, a mais elevada da distinção.
A cerimônia contou com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que entregou pessoalmente a medalha à socióloga. Em sua fala, a ministra exaltou a atuação da esposa de Lula: “parceira e companheira da cultura brasileira”.
Outros nomes de destaque também foram contemplados com a grã-cruz, como a cantora Alcione, a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles. (veja imagens ao fim da reportagem)
Criada por lei, a Ordem do Mérito Cultural é destinada a indivíduos e instituições cujas ações tenham impacto relevante no cenário artístico e cultural do país.
Desde o início de seu mandato, Lula já concedeu outras honrarias à esposa. Em 2023, Janja e Lu Alckmin, esposa do vice-presidente, receberam o grau máximo da Ordem de Rio Branco. Já em fevereiro deste ano, Janja foi condecorada com a medalha de Mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro.
Segundo o Ministério da Cultura, o processo de seleção envolveu 11.318 sugestões de nomes enviadas por meio de formulário eletrônico, representando diversos setores como música, teatro, literatura, culturas populares e urbanas, fotografia e audiovisual. A triagem foi realizada por uma comissão técnica e pelo Conselho da Ordem.
Durante a solenidade, realizada no Palácio Capanema, símbolo da arquitetura moderna brasileira, a ministra ressaltou a importância do momento: “É a cultura brasileira nesse reconhecimento simbólico, forte e necessário (…). A gente vê a cara do Brasil. Acho que é desse jeito que a gente fortalece a cultura brasileira: reconhecendo”.
A previsão é que a cerimônia volte a acontecer com a mesma amplitude em 2026, após um longo período em que a premiação ficou suspensa. E mais: Quem é o comandante 4 estrelas dos EUA que chega ao Brasil para reunião com Defesa. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fontes: CNN; EBC)