A estreia do brasileiro Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 terminou contra o muro durante uma tumultuada corrida sob chuva na Austrália, onde apenas 14 pilotos conseguiram completar a prova.
Após o incidente, ele admitiu um erro ao tentar compensar o tempo perdido durante a intervenção do Safety Car, embora tenha passado a corrida inteira relatando à equipe um problema nos freios, posteriormente confirmado pela Sauber.
“Prefiro bater do que ficar dando voltas como um passageiro e terminar em último. Prefiro levar o carro ao limite e dar o meu melhor”, declarou o piloto ao deixar o cockpit.
Nas entrevistas logo após a prova, Bortoleto evitou mencionar o defeito mecânico, que o incomodou desde a volta inicial e foi reconhecido pela equipe, com instruções para ajustar configurações no volante. A Sauber esclareceu ao UOL Esporte que o problema nos freios existiu, mas não influenciou diretamente a batida, que ocorreu em um trecho sem freada intensa.
“Obviamente, não foi um começo fácil. Eu diria que foi um bom fim de semana no geral, por cada aprendizado que tivemos. Infelizmente, não terminou como esperávamos. Peço desculpas pelo meu erro. Tentei recuperar um pouco o que perdemos no Safety Car. É apenas o começo de uma longa temporada”, refletiu.
Antes do acidente, o brasileiro mantinha um desempenho competitivo, acompanhando de perto o ritmo de Nico Hulkenberg, que largou atrás dele, mas o ultrapassou na primeira volta. A diferença entre os dois estabilizou em cerca de dois segundos até a entrada do Safety Car, quando a pista começava a secar.
A parada dupla nos boxes, however, custou tempo precioso a Bortoleto, que voltou atrás do carro de segurança e viu a distância para Hulkenberg saltar para 12 segundos.
“Fiquei muito perto do Nico durante toda a corrida nos intermediários. E então fomos para os boxes e fizemos a parada dupla eu perdi muito. São coisas que podem acontecer em uma corrida. Mas o ritmo estava bom. Eu estava bem. Eu estava me sentindo bem com o carro”, explicou.
Com a chuva intensificando-se, a equipe acertou ao chamá-lo para trocar pneus, mas uma punição por um erro na liberação dos boxes — falha da Sauber — o fez perder ainda mais posições. Assumindo total responsabilidade pela batida, ele disse:
“Quando você roda, tudo pode acontecer. Se eu tivesse mais alguns metros, dava para fazer um 360 e voltar e estaria tudo bem. Mas isso não aconteceu. E condições como essas são sempre difíceis, especialmente quando você não tem uma margem segura na liderança, por exemplo. Quando você está dando tudo de si e buscando os limites em condições como essa, a chance de erros acontecerem é alta. E, obviamente, não tenho orgulho disso. Não tenho orgulho de cometer meus erros, mas não é que eu vá ficar aqui chorando por isso”.
Apesar do desfecho, Bortoleto destacou o lado positivo de estrear em condições adversas. “Em algum momento você precisa pilotar no molhado para sentir esse tipo de carro e ficar mais confiante com ele. Porque eu acho que quando você fica confiante com o carro no molhado, é muito mais fácil também no seco, porque essas são as condições mais difíceis que existem. Acho que estava fazendo um trabalho bem decente. Temos boa velocidade e qualidade na corrida foi boa”, concluiu, otimista com o aprendizado em sua primeira corrida na elite do automobilismo. Veja a seguir outros trechos da entrevista e a batida do piloto.
Gabriel Bortoleto lamentou o acidente em sua estreia na Fórmula 1 neste domingo (16): "Forcei um pouco demais"#f1 #F1NaBand #EsporteNaBand pic.twitter.com/weDaJ5ROAL
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🚨 | Vídeo da batida de Gabriel Bortoleto. 🇦🇺pic.twitter.com/bNceTrmPrs
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