A SpaceX do bilionário Elon Musk, conseguiu lançar seu foguete Starship nesta quinta (20), mas quatro minutos depois da decolagem, a nave explodiu no ar, a 29 km de altitude. Ainda não há informações sobre o que gerou a explosão, mas a SpaceX afirmou que houve uma ‘separação imprevista’.
Dos 33 motores do foguete, 5 falharam. A trajetória do foguete parecia estar em espiral até que finalmente explodiu. Musk assista a tudo junto com a equipe.
Esse era o primeiro teste integrado entre o Super Heavy, um lançador gigante com 33 motores, e o Starship — mesmo com a decolagem sem cerca de três motores em funcionamento -, foi capaz de ganhar altitude.
No Twitter (rede social de Musk), a empresa afirmou: “Como se o teste de voo não fosse emocionante o suficiente, a Starship experimentou uma rápida desmontagem não programada antes da separação do palco.”.
Musk comemorou o ‘aprendizado’: “Parabéns, equipe da SpaceX pelo emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses.
Congrats @SpaceX team on an exciting test launch of Starship!
Learned a lot for next test launch in a few months. pic.twitter.com/gswdFut1dK
— Elon Musk (@elonmusk) April 20, 2023
O chamado ‘voo orbital’ do foguete é parte do objetivo de Musk para colonizar o planeta Marte. Sua ideia é levar astronautas tanto para a Lua quanto para o planeta vermelho. Assista abaixo o momento da decolagem.