Na tarde deste sábado (5), um incêndio tomou conta do casarão que abrigava o antigo Museu da Casa Brasileira, na Zona Oeste de São Paulo.
O local, conhecido como Solar Fábio Prado, funcionou como sede do museu até 2023, quando o convênio entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Fundação Padre Anchieta foi encerrado. Desde então, o espaço vinha sendo utilizado para receber exposições.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, nove viaturas foram acionadas para combater as chamas. Ainda não há informações sobre feridos. A partir do dia 10 de outubro, o casarão seria palco de uma exposição comemorativa de 30 anos do programa Castelo Rá-Tim-Bum.
O casarão, construído entre 1942 e 1945, é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis e está localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima.
O espaço guarda móveis, objetos e equipamentos que contam a história da arquitetura no Brasil e se consolidou como um importante centro de pesquisa e discussão sobre arquitetura e design. Clique AQUI para ver vídeos que circulam nas redes sociais.