Centenas de trabalhadores enfrentaram uma fila extensa na região da Liberdade, no centro de São Paulo, nesta quarta-feira (23), para entregar a carta de oposição ao desconto da contribuição sindical, que corresponde a 2% do salário. Nesta quinta-feira (24) a situação foi semelhante.
O documento precisava ser entregue presencialmente na sede do ‘Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo’ (Sitraemfa), na Rua Tamandaré, ou enviado pelo site da instituição.
Porém, de acordo com relatos, o site do sindicato apresentava instabilidade, forçando muitos a comparecerem fisicamente, o que gerou filas imensas ao longo da tarde. Nas redes sociais, diversos trabalhadores também reclamaram da dificuldade em enviar o documento online.
Diante da grande quantidade de pessoas, o sindicato teria tentado fechar os portões para evitar a entrada da multidão, o que gerou revolta e um princípio de tumulto. A Polícia Militar foi chamada para controlar a situação e permaneceu no local monitorando a movimentação.
Em resposta à TV Globo, o Sitraemfa negou problemas no site e afirmou que a alta demanda poderia ter causado lentidão. O sindicato informou que representa 40 mil trabalhadores na capital e no interior. O atendimento aos trabalhadores que estavam na fila foi encerrado por volta das 18h. Clique AQUI para ver a reportagem. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: G1)